Publicado em: 08/03/2012 às 09:10hs
Chefiada pelo Secretário de Agricultura, Pesca e Silvicultura do Estado da Baviera, Helmut Brunner, a delegação permanece no País até o próximo sábado (10) e terá compromissos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Dois temas orientam a viagem do Ministro da Baviera ao Brasil. O primeiro deles é a promoção das especialidades gastronômicas bávaras, por meio de eventos e reuniões de empresários alemães e importadores brasileiros.
O segundo foco é a questão da soja convencional (ou não transgênica). Brunner quer conhecer a cadeia de produção nacional e avaliar a possibilidade de elevar o volume de exportações da commodity para a Baviera.
“Considero o contato direto com as pessoas muito importante” declarou o Ministro, em sua visita à Câmara Brasil-Alemanha. “O Brasil é um gigante que se desenvolveu muito nos últimos anos e oferece boas possibilidades para serem exploradas”, disse.
Sobre a Baviera
A Baviera é uma das regiões mais desenvolvidas da Europa e é conhecida mundialmente por seu desempenho econômico. O PIB do Estado somou € 455 bilhões em 2011. Além disso, a região também se caracteriza por ser um mercado consumidor de alto poder aquisitivo.
Em 2011, a corrente de comércio Brasil-Baviera movimentou € 2,1 bilhões. As exportações do estado alemão para o Brasil chegaram a € 1,6 bilhão, um crescimento de 11,3% sobre o ano anterior.
As importações de produtos brasileiros, no mesmo ano, somaram € 502 milhões, um acréscimo de 17,2% ante os resultados de 2010. Do volume total de exportações brasileiras, 15,0% correspondem a produtos do setor agrícola.
Entre os outros produtos comercializados entre a Baviera e o Brasil estão máquinas, autopeças, semimanufaturados e manufaturados. Grandes grupos bávaros, como Faber-Castell, MTU, MAN, Siemens, Brose, Kathrein ou Scherdel, estão instalados no Brasil.
Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países.
Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.
No Brasil há 95 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras.
Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha.
Em 2011, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 83 delegações empresariais e contou com a participação de 15 mil executivos em congressos, seminários e reuniões ao longo do ano.
Fonte: Ketchum
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