Publicado em: 18/06/2013 às 12:20hs
Um novo mercado tem se revelado bastante promissor no setor alimentício brasileiro: o comércio de cranberry desidratada – uma das frutas mais ricas em antioxidantes do mundo. Vislumbrando este mercado e acreditando ser uma aposta certeira, a Nova Inglaterra, empresa brasileira especializada na importação e comercialização de frutas desidratadas, terá como “carro-chefe” a venda de cranberry no Brasil.
Com uma proposta ousada para o primeiro ano, a Nova Inglaterra prevê a comercialização de 70 toneladas da fruta desidratada para a indústria alimentícia e de Food Service até o final de 2013, número que deve crescer ainda mais em 2014. “Para atender o mercado nacional, a empresa tem como parceira a Ocean Spray, empresa norte-americana, líder mundial na produção de cranberry desidratada, detentora de 60% do market share global, com ingredientes disponíveis em mais de mil produtos em todo o mundo”, afirma John Laurino, sócio-proprietário da Nova Inglaterra. Atualmente, a Ocean Spray tem um faturamento anual de USD 2 bilhões e fornece a cranberry como ingrediente para as maiores empresas do setor de alimentos do mundo, como Nestlé, Kraft, Kellogg e Quaker e exporta para 53 países.
Embora a cranberry desidratada seja o destaque comercial da empresa, outros produtos também fazem parte de seu escopo de insumos para a industrialização de alimentos. “Aproveitando a oportunidade de mercado, estamos buscando fornecedores de outras frutas desidratadas de clima temperado (cereja, mirtilo, morango, framboesa e amora), no Chile, Estados Unidos e Canadá, com previsão de distribuição nacional já para o segundo semestre”, salienta Stela Lopez, sócia-proprietária da Nova Inglaterra. Além das frutas desidratadas, a empresa também já comercializa mel silvestre, um tipo de mel diferenciado, com alto índice de pureza e qualidade, disponibilizado em escala industrial, em embalagens de 1 kg, 5 kg, 25 kg e 285 kg, também com foco nos setores alimentício e de Food Service.
O lançamento oficial da nova trade no mercado acontecerá durante a SIAL Brazil, Salão internacional de Alimentação para a América Latina, evento que será realizado na cidade de São Paulo, no mês de junho. No local, a empresa estará com um estande, divulgando todos os detalhes da marca, com degustação da fruta para os compradores interessados na novidade.
A cranberry e suas aplicações
Originária da América do Norte, a cranberry é uma fruta vermelha do tamanho de uma avelã, rica em vitamina C e antioxidantes (polifenóis), tradicionalmente colhida durante o Outono do Hemisfério Norte (outubro-novembro), por meio de um curioso sistema no qual os campos (ou “bogs”) são alagados e se transformam em um verdadeiro lago de frutas que boiam sob a superfície da água, possibilitando assim sua colheita por meio de maquinário específico.
Azeda e ácida, normalmente não é consumida in natura, mas, por ser um ingrediente saboroso e versátil, permite inúmeras aplicações. A versão desidratada e adoçada é a mais expressiva e pode ser consumida como smart snack, categoria que mais cresce no mercado de alimentos ou em forma de ingrediente para os mais diversos produtos da indústria alimentícia, como cereais matinais, barras de cereais, forneados (pães, biscoitos e bolos), em mixes-aperitivos, saladas, sobremesas e confeitaria. Além da versão desidratada já adoçada, o produto também será comercializado pela Nova Inglaterra na forma saborizada – chamada de BerryFusions –, ou seja, com sabor de outras frutas, atribuído durante o processamento da cranberry, por meio da infusão com sucos e aromas naturais de mirtilo (blueberry), morango, laranja, manga, cereja, framboesa e romã.
A popularização da fruta e sua incrível aceitação de mercado, faz com que as empresas, de todo o mundo invistam no lançamento de produtos inovadores à base de cranberry, com destaque para sorvetes, chocolates, queijos, papinhas para bebês e até mesmo produtos nutracêuticos e pet food. A cranberry também pode ser utilizada como ingrediente em outras versões: concentrada, em pó e em polpa, que são ideais para a fabricação de sucos, smoothies, bebidas alcoólicas e energéticas saborizadas, caldas, geleias e molhos para acompanhar carnes e assados.
Índices internacionais
De acordo com o levantamento da Global Market Research & Market Insight (Mintel), em 2012, no ranking dos 10 países que mais investiram neste mercado estão: Estados Unidos, com 243 produtos; Alemanha (116), Inglaterra (109), Canadá (103), México (63), Austrália (47), França e Finlândia (44), Japão (36), África do Sul (33). Já entre as 10 principais categorias de aplicação da cranberry (Mintel/2012), ficaram: petiscos, cereais e barras de energia, com 123 produtos; petiscos mistos (120), petiscos de fruta (87), cereais matinais (86), cookies e biscoitos doces (77), néctares (60), sucos (55), bebidas alcoólicas saborizadas (48), petiscos e comida caninos (40), molhos prontos (25).
Fonte: MyPress & Co. ? Comunicação Corporativa
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