Publicado em: 09/03/2012 às 08:50hs
Neste mês, um Agente Local de Inovação (ALI) visita as empresas dos segmentos metalmecânico, madeira e móveis, alimentos e bebidas, têxteis e vestuário, borracha e plástico, no município.
A visita do ALI é o primeiro atendimento do projeto e tem por objetivo avaliar o modelo de gestão e mensurar o grau de inovação nos empreendimentos. Os ALIs são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com formação superior e que receberam treinamento intensivo do Sebrae sobre fomento da inovação. Com base nos dados coletados no primeiro contato será elaborado um plano de trabalho e identificada as consultorias que poderão ser desenvolvidas por provedores de solução via SEBRAEtec.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que o projeto promoverá a inovação, produtividade e a sustentabilidade.
“Através da iniciativa, pretendemos fortalecer a competitividade das indústrias atendidas pelo projeto em Coronel Freitas. Esperamos que as empresas aproveitem a oportunidade para inovar, melhorar os métodos de gestão e, com isso, obter crescimento”, salienta o presidente da Associação Empresarial, Valdir Bazzi.
O projeto faz parte do Programa da Nova Economia Catarinense concebido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e Sustentável e, pelo Sebrae/SC.
“Em Santa Catarina serão atendidas cerca de 1.800 empresas”, ressalta o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.
Além de Coronel Freitas, os agentes estão visitando indústrias dos municípios de Quilombo, São Lourenço, Pinhalzinho e Concórdia.
SEBRAEtec
O SEBRAEtec é uma consultoria tecnológica que proporciona às empresas melhoria de processos e produtos e a introdução de inovação nas empresas ou mercado. As ações são realizadas através de consultoria personalizada de acordo com a necessidade da empresa identificada no levantamento realizado pelos ALIs.
CAPACITAÇÃO E CONSULTORIA EM GESTÃO
Para melhorar a gestão, as capacitações e consultorias fornecem informações gerenciais, com orientações para o desenvolvimento de competências em diagnóstico e solução de problemas empresariais. Com isso, será possível melhorar o desempenho do negócio, além de planejar o crescimento de forma estruturada.
ACESSO AO MERCADO
As ações de acesso ao mercado possibilitam às micro e pequenas empresas industriais acesso às novas tendências mercadológicas, intercâmbio de informações e experiências com novos mercados, além de captar e divulgar oportunidades de compra e venda entre empresas.
As principais ações são: rodadas de negócios, participação em feiras nacionais e missões técnicas.
Mais informações, através do telefone (49) 3323-1902 ou e-mail eniop@sc.sebrae.com.br.
Fonte: AGÊNCIA SEBRAE
◄ Leia outras notícias