Outros

Copersucar renova parceria com o Instituto Ayrton Senna

Em 2011, o SuperAção Jovem beneficiou 23.294 alunos de 143 escolas paulistas


Publicado em: 19/07/2012 às 07:55hs

Copersucar renova parceria com o Instituto Ayrton Senna

A Copersucar S. A., maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, renovou hoje a parceria com o Instituto Ayrton Senna, iniciada em 2010. O evento contou com a presença da presidente do Instituto, Viviane Senna.

A parceria consiste na ampliação do SuperAção Jovem, programa de responsabilidade social voltado à educação e à formação cultural de jovens por meio do desenvolvimento da leitura, da resolução de problemas matemáticos e da criação de soluções para suas comunidades. O aperfeiçoamento educacional dos professores, com o apoio em seu planejamento escolar e fortalecendo o comprometimento com os resultados dos alunos também faz parte do programa.

Em 2011, o SuperAção Jovem beneficiou 23.294 alunos e 291 educadores de 143 escolas paulistas, espalhadas em 13 municípios onde estão localizadas as usinas produtoras sócias da Copersucar que compõem a parceria. Em 2012, a meta é ampliar o SuperAção Jovem para 39 mil estudantes, matriculados em 214 escolas de 17 municípios, além de inserir o tema meio ambiente no escopo de discussão. Os investimentos desde 2010 somam R$ 1,6 milhão.

“A parceria com a Copersucar tem sido muito importante para garantir aos jovens oportunidades educacionais qualificadas. Com o SuperAção Jovem eles podem se desenvolver em suas múltiplas competências, tornando-se protagonistas de seu aprendizado e de sua história, pautados em valores éticos e solidários, capacitando-se para encarar os desafios do mundo profissional e do convívio como cidadãos plenos e participativos. Não é tarefa fácil, mas estamos realizando todos os dias, com a Copersucar, indo além dos bancos escolares, interferindo positivamente na vida de milhares de pessoas, dos jovens aos educadores e diretores das escolas parceiras”, comenta a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

“Consideramos essa iniciativa como parte do nosso compromisso com a busca de resultados sustentáveis, com a criação de valor também para sociedade”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

Para o diretor presidente da Companhia, Paulo Roberto de Souza, a parceria é um instrumento importante para a transformação social e o crescimento das pessoas, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa e as usinas têm atuação direta.

A Copersucar tem um histórico de investimentos em projetos sociais. Nas duas últimas safras, a Copersucar e as usinas sócias investiram R$ 12,2 milhões em projetos sociais voltados à educação, à cultura, ao esporte e à profissionalização de jovens.

Resultados


O programa teve resultados satisfatórios desde sua implementação. Um estudo concluído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2011 apontou que 80% das escolas de tempo integral parceiras do SuperAção atingiram a meta do Idesp – indicador estadual de qualidade do ensino e que estabelece metas para o aprimoramento - no ano passado, contra 54% das escolas integrais não parceiras.

Apenas em 2011, foram realizados 265 projetos envolvendo 10 áreas temáticas. A média de livros lidos anualmente pelos alunos do programa supera mais de quatro vezes a média nacional do estudante brasileiro. São 7,2 livros por aluno do SuperAção Jovem, contra 1,6 dos estudantes de escolas não parceiras do programa.

Relatório GRI

Durante o evento, a Copersucar apresentou a segunda edição de seu relatório de gestão e sustentabilidade. Relativo às duas últimas safras (2010/2011 e 2011/2012), o documento foi elaborado de acordo com a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e segue as diretrizes da G3, tendo passado pelo Exame do Nível de Aplicação pela GRI e alcançado o nível B+. A verificação externa, apontada no relatório anterior como objetivo, cumprido nesse ciclo, foi realizada pela empresa Bureau Veritas Certification (BVC). O relatório também traz a demonstração dos principais avanços na governança, na estratégia e no desempenho da Companhia no último triênio.

“A Copersucar encara a sustentabilidade como um dos pilares da sua estratégia para garantir o seu crescimento e perenidade. Sua missão é integrar a cadeia de açúcar e etanol e gerar valor de maneira sustentável aos principais públicos de interesse – fornecedores, acionistas, clientes, funcionários e sociedade em geral -, amparada nos pilares econômico, ambiental e social”, ressalta Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar.

Sobre a Copersucar S/A: Constituída em 2008, é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a produção das 48 usinas produtoras sócias e de cerca de 50 unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização em grande escala, nos mercado interno e externo, sob responsabilidade e gestão direta da Companhia.

Sobre o Instituto Ayrton Senna: O Instituto Ayrton Senna (http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna) é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras, tudo articulado de forma a promover uma educação integral para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens em suas múltiplas competências. Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século 21. Anualmente, o Instituto Ayrton Senna capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente c erca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.

Fonte: Comunicação+

◄ Leia outras notícias