Outros

Copersucar mira mercado asiático e inicia operações em Hong Kong

Companhia pretende triplicar o volume de comercialização de açúcar na região


Publicado em: 07/12/2012 às 11:00hs

Copersucar mira mercado asiático e inicia operações em Hong Kong

Maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol, a Copersucar acaba de dar início às operações de sua subsidiária na Ásia. Localizada em Hong Kong, a chamada Copersucar Ásia reforçará a estratégia da companhia em ampliar seu posicionamento no mercado mundial de açúcar.

A empresa já exporta para a China, Indonésia e Coreia do Sul há três anos. A China já é o maior importador de açúcar do mundo, com um volume de compras de aproximadamente 4 milhões de toneladas.

“Esperamos triplicar o volume de comercialização de açúcar no Sudeste Asiático, aumentando a nossa participação e aproveitando as oportunidades decorrentes do crescimento da demanda na região”, afirma o presidente do Conselho de Administração, Luís Roberto Pogetti.

Até pouco tempo atrás, a região era abastecida basicamente pela produção local de açúcar. Porém, com o crescimento demográfico e de renda, a demanda do produto da região tende a superar a oferta, abrindo espaço para novos negócios.

Atualmente, a Copersucar tem um market share de açúcar bruto de 40% no MENA (Middle East North Africa), mercado que concentra a maior parcela das vendas de açúcar da empresa. No sudeste asiático, a atuação da empresa no mercado é de cerca de 10%, com potencial de expansão.

“Além de aumentar os volumes de exportação da Copersucar na região, a subsidiária poderá atuar também na compra de açúcar de produtores da região, quando as condições estiverem competitivas, para aproveitar melhor as oportunidades do mercado”, disse o diretor-presidente da empresa, Paulo Roberto de Souza.

A Copersucar projeta um crescimento de 25% nos volumes de comercialização de açúçar na atual safra. Na safra 2011/2012, a empresa brasileira comercializou 6,9 mihões de toneladas de açúcar, dos quais 5,1 milhões foram destinados à exportação.

Além da distância, o fuso horário é um obstáculo real para atender o mercado da região. Com o novo negócio, a Copersucar vence essas barreiras, aprofunda seu relacionamento com os consumidores do extremo oriente e continua a expandir sua atuação global no mercado de açúcar. A Copersucar Ásia terá oportunidade também de atuar na originação de açúcar naquela região.

Fonte: Globo Rural On-line

◄ Leia outras notícias