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Copersucar inaugura obras de expansão de seu Terminal Açucareiro

Investimento dobrará a capacidade de embarque de açúcar para 10 milhões de toneladas


Publicado em: 05/06/2013 às 16:20hs

Copersucar inaugura obras de expansão de seu Terminal Açucareiro

A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, inaugura, na manhã de hoje (05/06), as obras de expansão do Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos. O investimento dobrará a capacidade de embarque de açúcar do terminal para 10 milhões de toneladas ao ano já a partir da safra 2013/2014, atendendo a crescente demanda de exportação do produto.

"A expansão do TAC é estratégica para a Copersucar, por permitir o crescimento dos volumes de exportação da Companhia, contribuir para a sua liderança como maior comercializadora mundial de açúcar e de etanol e fortalecer a participação do setor sucroenergético na economia brasileira", afirma o presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.

O evento de inauguração será realizado nas dependências do TAC, com a presença de autoridades de todas as esferas do governo, além de empresários e lideranças do setor sucroenergético.

A obra integra o plano de investimentos de R$ 2 bilhões em infraestrutura logística pela Copersucar, até 2015. Desde o início das operações no Porto de Santos, em 1998, a empresa já investiu cerca de R$ 400 milhões no Terminal, em valores históricos.

A capacidade de embarque de 10 milhões de toneladas por ano corresponde a 17% do mercado mundial de açúcar e a 42% da exportação do Centro-Sul do país. A estimativa da Copersucar é que, já na atual safra, sejam embarcadas 7,5 milhões de toneladas de açúcar. Na última safra (2012/2013), o TAC registrou o seu recorde histórico, com 5,3 milhões de toneladas embarcadas, simultaneamente às obras de expansão. As exportações totais da Copersucar no período representaram uma receita de R$ 8,2 bilhões.

Para Paulo Roberto de Souza, diretor-presidente da Companhia, o investimento no TAC resultará em ganhos de competividade e maior produtividade operacional, com reflexos positivos em toda a cadeia de valor, do campo ao cliente final. "A expansão do TAC resultará em maior sincronismo das operações de transporte, recepção e embarque, decorrente da maior capacidade de armazenagem estática, aumento da utilização do transporte ferroviário e da capacidade de recepção no terminal, e também da maior velocidade de carregamento de navios", afirma ele.

Novas estruturas

Com o objetivo de otimizar a capacidade de recepção de açúcar, foi construída uma moega rodoferroviária, com capacidade de descarga simultânea de até seis vagões de alta performance, com maior capacidade de escoamento, agilizando o tráfego de trens. A construção da moega representa uma das principais vantagens logísticas do terminal, pois possibilitará o aumento da participação do transporte ferroviário, de 30% para 70% do volume embarcado, reduzindo o tempo total de permanência dos trens no sistema portuário (de 30 para 16 horas), com maior eficiência de recepção e descarga (de 18 mil para 36 mil toneladas/dia).

Com maior uso da ferrovia, a expansão do terminal possibilitará redução de mais de 100 mil viagens por ano de caminhões nas rodovias e trechos urbanos que ligam os polos produtores ao porto de Santos, trazendo significativos ganhos ambientais e logísticos.

A moega está conectada ao novo Armazém XXI, cuja capacidade estática também foi ampliada para 110 mil toneladas, elevando para 330 mil toneladas a capacidade total de armazenagem do terminal (granel e ensacado).

Elevadores e esteiras de alto desempenho aproximam os pontos de descarga e de armazenagem, com alta flexibilidade na operação, desde a recepção no terminal até o embarque em alta escala e em navios de grande porte, no cais.

Embarque

Para otimizar o processo de embarque, será entregue o terceiro carregador de navios (shiploader). O novo equipamento possibilitará o atendimento de navios maiores, com capacidade de carregar 3 mil toneladas por hora. Para efeito de comparação, os dois shiploaders em operação somados têm capacidade de embarque de 2,4 mil toneladas hora. A velocidade de carregamento de navios aumentará de 40 mil para 60 mil toneladas/dia, um significativo ganho de produtividade e eficiência, com reflexos em toda a operação portuária.

Tecnologia

Para comandar a operação da estrutura, o TAC dispõe de um centro de comando com tecnologia de automação de ponta e os equipamentos mais modernos em funcionamento no mundo, que colocam o terminal entre os principais na exportação de açúcar. Além da eficiência energética, todas as construções foram realizadas contemplando princípios de sustentabilidade, com a instalação de modernos sistemas de controle ambiental, como filtros para reter a emissão de particulados em todas as edificações e de controle de emissão de efluentes.

Histórico do TAC

Em operação desde 1998, o Terminal Açucareiro Copersucar está instalado em uma área arrendada junto à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). No primeiro ano de operações, a capacidade de embarque do TAC era de 1,2 milhão de toneladas de açúcar ensacado. Desde então, tem recebido investimentos contínuos para ampliar suas capacidades e otimizar as operações.

Em 2003, em sua primeira grande expansão, começou a operar também com açúcar a granel, com a incorporação de novos armazéns (20/21) e sua transformação em um silo de grande porte para a armazenagem de açúcar bruto. O terminal passou também a ter capacidade de descarga de dois vagões e de um caminhão simultaneamente. Sua capacidade de embarque soltou para 2 milhões de toneladas. A área de armazéns passou a cerca de 50 mil metros quadrados.

Dois anos depois, em 2005, uma nova fase foi implantada, com a inauguração de um novo silo, de 109 mil toneladas, que dobrou a capacidade de armazenagem a granel. O terminal passou a receber a carga de até seis vagões ferroviários simultaneamente. A capacidade anual de exportação de açúcar do terminal passou para 5,0 milhões de toneladas e foi superada na última safra com o recorde nos embarques.

Em 2013, o Terminal Copersucar dá um novo salto, com uma nova configuração. O Armazém XXI foi transformado em um novo silo graneleiro, dobrando a capacidade total de operação do terminal, com a mesma área dedicada aos armazéns - quase dez vezes a capacidade inicial.

Quanto à receita das exportações, avaliando os últimos dez anos, o montante cresceu mais de doze vezes, partindo dos US$ 330 milhões de 2002 para uma receita de US$ 4,1 bilhões em 2012, tanto de açúcar quanto de etanol.

Integração logística

A ampliação no TAC está integrada aos investimentos realizados pela Copersucar em terminais multimodais coletores no interior do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Juntos, os dois terminais têm capacidade para movimentar 2,3 milhões de toneladas de açúcar por ano. A ampliação dos terminais multimodais foi fundamental para permitir maior capacidade de recepção ferroviária no TAC e aumentar a participação do modal ferroviário na matriz de transporte da Copersucar.

Sobre a Copersucar S/A: Constituída em 2008, é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a produção de 47 usinas produtoras sócias, pertencentes a 24 grupos econômicos, e cerca de 50 unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização em grande escala, nos mercado interno e externo, sob responsabilidade e gestão direta da Companhia.

Fonte: Contatos Comunicação+

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