Outros

COPACOL: Oeste do Paraná ganha uma nova indústria de soja

Prestes a completar 50 anos de história, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), de Cafelândia, vem investindo constantemente na evolução de suas atividades e em novos negócios para garantir o desenvolvimento econômico dos seus mais de 4.700 associados e 6.900 colaboradores, bem como, para fortalecer os municípios de sua área de atuação localizados na região Oeste do Paraná


Publicado em: 26/01/2012 às 09:30hs

COPACOL: Oeste do Paraná ganha uma nova indústria de soja

Nesta quinta-feira (26/01), a Cooperativa inaugura uma Unidade Industrial de Soja que, com investimentos de R$ 80 milhões, deverá esmagar 1,8 mil toneladas de soja por dia. O empreendimento vai gerar 65 empregos diretos divididos em três turnos de trabalho, 24 horas por dia. Juntamente com o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, cerca de 5 mil pessoas, entre associados, colaboradores, representantes da comunidade e autoridades políticas, estão sendo esperadas no evento que será realizado às 15 horas em Cafelândia.

Crescimento integrado - A moagem da soja vai garantir a transformação da proteína vegetal (grão) em proteína animal (grão mais carne) e permitirá a Copacol potencializar a produção da ração animal em suas fábricas de rações destinadas as atividades de avicultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. Além do óleo e da casca de soja, subprodutos resultantes da moagem, o farelo da soja é um importante ingrediente na elaboração da ração animal, devido ao seu alto teor de proteína. De acordo com o presidente da Copacol, Valter Pitol, a indústria oportunizará o crescimento integrado de todos os negócios da Cooperativa. "Nossos cooperados são na grande maioria mini e pequenos produtores e dependem do sucesso das atividades no campo para sustentar suas famílias. Nosso papel é fortalecer, qualificar e preparar cada associado para novos desafios e oportunizar aos mesmos todas as condições para crescer. Esse é o propósito da moagem da soja, somarmos resultados ao processo de qualidade na fabricação de ração que já possuímos", explica.

Comercialização - O excedente dos subprodutos resultantes da moagem da soja, os que não serão utilizados na produção de ração animal, também serão potencializados pela Cooperativa através da comercialização durante as melhores oportunidades de mercado. Com um faturamento de R$ 1 bilhão e 388 milhões em 2011, a Copacol cumpre as premissas do seu propósito estratégico GPS 2 5 25 de gerar renda aos seus cooperados, colaboradores e comunidade, com resultados voltados ao crescimento de todos e com a responsabilidade econômica, ambiental e social.

Agricultura - Idealizada e fundada pelo Padre Luís Luise e mais 32 agricultores, a atuação da Copacol está focada no crescimento sustentável.  A Cooperativa conta com 10 unidades para recebimento e armazenagem de grãos na região Oeste do Paraná, onde são recebidas 800 mil toneladas de grãos, das culturas de soja, milho, trigo e café. Além de oferecer estrutura, a Copacol se preocupa com a capacitação e profissionalização de seus cooperados no campo em busca dos melhores resultados.

Avicultura - O abate de frangos da Cooperativa hoje é de 310 mil aves ao dia e através da Cooperativa Central Unitá, construída em parceria com a Cooperativa Coagru de Ubiratão, a Copacol planeja chegar até o ano de 2016 com 500 mil aves abatidas ao dia. A avicultura contribui com 60% do faturamento da Cooperativa e os resultados refletem uma somatória de investimentos no processo de incubação de ovos, na assistência técnica ao produtor, no abate, na industrialização, na comercialização dos produtos que contam com as certificações ISO 9001, BRC - Produtos Alimentícios e APPCC/HACCP - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle para atender as demandas dos mercados mais exigentes do Brasil e do exterior.

 Leite e suínos  - Através da Cooperativa Central Frimesa, a Copacol também investe na suinocultura e bovinocultura de leite. São cerca de 160 mil cabeças de suínos e 8,9 milhões de litros de leite entregues ao ano pela Copacol para serem industrializados na Frimesa.

 Piscicultura  - Em 2008, a Copacol colocou em prática a atividade de piscicultura. No Abatedouro de Peixes, em Nova Aurora, o abate é de 20 toneladas de tilápia ao dia e para 2015 o planejado é abater 40 toneladas de tilápia neste mesmo período. O constante crescimento da atividade agrega bons resultados para todas as famílias de associados que investem na piscicultura.  Além do abate de tilápias também são comercializados peixes de água salgada, que compõem a Linha Mar.

 Supermercado  - A Cooperativa conta com cinco lojas de supermercados localizadas na sua região de atuação, que oferecem uma grande diversidade de produtos e conforto para os clientes. Os investimentos realizados nas estruturas e a capacitação dos colaboradores, vem contribuindo para o crescimento dessa atividade.

 Informações  - Mais detalhes sobre a inauguração da nova indústria de soja da Copacol com a Assessoria de Imprensa e Marketing da cooperativa: Assessora de Imprensa e MKT- Fernanda Vacari (imprensa@copacol.com.br); Jornalistas - João Paulo Triches (radio@copacol.com.br); Fernando Pinho (webjornalismo@copacol.com.br); e Valdeci da Silva (Xavier) (jornalista@copacol.com.br). Telefones: (45) 3241 8010/ (45) 3241 8254 / (45) 3241 8257/ (45) 3241 8669.

Fonte: Imprensa Copacol

◄ Leia outras notícias