Outros

COOPERTRADIÇÃO: Sistema de Tratamento de Semente Industrial é inaugurado

Coopertradição inaugurou, na tarde da última terça-feira (15/01), o seu sistema de Tratamento de Semente Industrial (TSI)


Publicado em: 18/01/2013 às 14:20hs

COOPERTRADIÇÃO: Sistema de Tratamento de Semente Industrial é inaugurado

O TSI faz parte do Complexo Agroindustrial, uma obra com investimento superior a R$ 20 milhões e que também abrigará a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS). O TSI terá capacidade de tratar até 20 toneladas de sementes por hora. Ao todo, aproximadamente 180 cooperados acompanharam a inauguração do TSI.

Parceria - OTSI é uma parceria entre a Coopertradição e a Bayer CropScience e disponibilizará aos agricultores uma inovadora estrutura para o tratamento de sementes profissional. Desta forma, de acordo com o diretor presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, o processo de tratamento de sementes passa a ser automatizado, ao invés do processo manual feito anteriormente pelos produtores rurais.

Moderno - “Como TSI, a Coopertradição oferece ao agricultor o que há de mais moderno no tratamento de sementes disponibilizando ao cooperado uma semente com maior possibilidade de rendimento. Além disso, o agricultor evita o contato com as sementes tratadas, que muitas vezes era feita de maneira incorreta sem o uso de equipamentos de segurança adequados”, explica Tonus.

Processo - Neste sistema de tratamento, os defensivos chegam ao TSI armazenados em tonéis de1000 litros, fato que possibilita eliminar o contato do operador com os defensivos agrícolas. Com o TSI a cooperativa dá um grande passo para profissionalizar o processo de tratamento de sementes, uma das primeiras etapas do processo de cultivo e que visa assegurar o potencial de desenvolvimento da semente, protegendo-a de ataques iniciais de pragas e doenças.

Tendência - Segundo o gerente de serviços de tratamento de sementes da Bayer CropScience, Ricardo Otranto, o tratamento industrial tem se caracterizado como uma tendência. “Uma iniciativa da Bayer CropScience sustentada por quatro pilares que são: expertise e assistência técnica especializada; tecnologias exclusivas para o revestimento de sementes, equipamentos inovadores e portfólio com tecnologias de ponta. Com estes pilares, conseguimos chegar a um trabalho satisfaz as necessidades de nossos clientes”.

Profissionalização - Por meio da estrutura, a Coopertradição tratará sementes de soja, milho, trigo e feijão. Com o tratamento de sementes profissionalizado, a cooperativa reforça a importância do desenvolvimento do processo de forma industrial. “Coopertradição e Bayer é uma parceria muito importante que beneficiará os agricultores, que buscam cada vez mais um tratamento personalizado de sementes e o desenvolvimento sustentável de suas lavouras”, conclui Tonus.

Maquinário - OTSI é composto pela máquina Gustafson, um dos mais renomados equipamentos do segmento. Os benefícios proporcionados pelo equipamento são a precisão em pesagem de sementes e a dosagem adequada dos produtos, tratamento adequado e de qualidade para as sementes, agilidade no processo devido a alta capacidade produtiva do sistema, entre outros. O investimento foi de mais de R$ 2 milhões.

Fonte: Imprensa Coopertradição

◄ Leia outras notícias