Outros

Cooperativistas bolivianos conhecem sistema de organização paranaense

Cerca de 15 bolivianos ligados à cooperativa de crédito El Buen Samaritano estiveram na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (14/03), para obter mais informações sobre o funcionamento do sistema cooperativista paranaense


Publicado em: 14/03/2013 às 19:40hs

Cooperativistas bolivianos conhecem sistema de organização paranaense

O grupo estava acompanhado do gerente de Desenvolvimento de Negócios e do coordenador de Comunicação da Central Sicredi PR/SP, Adilson Felix de Sá e André Assis, respectivamente. Eles foram recebidos pelo superintende adjunto da Ocepar, Nelson Costa, pelo assessor técnico Alexandre Monteiro e pelo assessor de Comunicação, Samuel Milléo Filho. Foram repassados os dados econômicos e sociais do setor no Estado e no País. Também houve a apresentação da nova campanha de marketing do Sistema Ocepar e das cooperativas paranaenses que está sendo veiculada nas emissoras de TV e rádio de todo o Paraná.

 Bolívia  - O gerente geral da cooperativa boliviana, Dikson Encinas Herrera, falou sobre o sistema financeiro da Bolívia e a respeito da El Buen Samaritano. A cooperativa foi criada em 1965 e está sediada em Santa Cruz, mas conta também com unidades regionais em La Paz, Cochabamba, Sucre, Tarija, Beni, Potosi, Oruro e Pando. Possui 232 funcionários, 44.184 cooperados e ativos na ordem de US$ 38,3 milhões. Herrera também mostrou as certificações conquistadas pela cooperativa, relacionadas à qualidade da gestão, responsabilidade social, entre outras. Após a visita à Ocepar, os cooperativistas bolivianos seguiram para a agência do Banco Central. Em Curitiba, eles também estiveram na Central Sicredi PR/SP e conheceram ainda unidades de atendimento de Ponta Grossa e a Cooperativa Castrolanda, em Castro.

 Oportunidade  – Segundo Herrera, o cooperativismo está em processo de unificação na Bolívia. “Aqui no Brasil, o sistema cooperativista é bem integrado e muito forte. Está sendo uma grande oportunidade esta visita pois estamos podendo trocar informações, esclarecer dúvidas e assimilar melhor as coisas. Para nós, trata-se de uma experiência maravilhosa que vamos guardar em nosso coração e nos sentimos privilegiados por termos sido recebidos na Ocepar e demais instituições que estamos visitando”, disse o gerente da cooperativa boliviana.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias