Outros

Cooperativas do Mercosul apresentam seus produtos na AGROBRASÍLIA 2012 e querem ampliar negócios

O Brasil possui um significativo número de cooperativas que exportam seus produtos para a União Europeia, Ásia e para os Estados Unidos


Publicado em: 10/05/2012 às 18:20hs

Cooperativas do Mercosul apresentam seus produtos na AGROBRASÍLIA 2012 e querem ampliar negócios

Entretanto, os negócios com países do Mercosul ainda são pequenos, aquém do potencial brasileiro. Da mesma forma, os negócios cooperativos dos países do Cone Sul com o Brasil ainda são tímidos e esta é uma realidade que precisa ser modificada. Para isso, a AGROBRASÍLIA (de 15 a 19 de maio, no PAD-DF) vai realizar uma série de eventos com o objetivo de promover a integração produtiva entre as cooperativas dos países do Mercosul.  Esta agenda se insere na proposta dos realizadores da feira, de imprimir uma dimensão internacional ao evento aproveitando, especialmente, a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), de declarar 2012 como o Ano internacional das Cooperativas.

O evento já tem confirmadas as presenças de sete cooperativas da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Elas apresentarão aos brasileiros seus produtos e serviços e participarão de eventos como a Conferência Internacional: Cooperativismo e Tecnologias Sociais Solidárias para a Gestão do Desenvolvimento, o Encontro de Cooperativas do Mercosul no âmbito da AGROBRASILIA 2012 e Oficinas de Negócios, entre outros. As entidades estarão instaladas junto a outras 30 do Brasil no Pavilhão das Cooperativas.

A organização da presença das cooperativas do Cone Sul e dos eventos a elas relacionados, a serem realizados na AGROBRASÍLIA, estão a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por intermédio do Departamento de Cooperativimo e Associativismo Rural (Denacoop). O Ministério vai instalar no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci um Pavilhão do Cooperativismo que abrigará todas as ações e eventos do Mercosul.

Abertura de mercados - O coordenador Executivo de Oficinas de Negócios do Mercosul, Evandro Ninaut, argumenta que as cooperativas brasileiras estão, em sua maioria, consolidadas, e que, por isso mesmo, é necessária a promoção de um esforço maior para essa integração regional com o Cone Sul. “As ações do Ministério da Agricultura na AGROBRASÍLIA estão focadas em potencializar a abertura de mercados e, consequentemente, dos negócios cooperativos entre estes países”, informa.

Em 17 de maio serão realizados o Fórum Intercooperativo de Negócios de Cooperativas do Mercosul  e o Encontro das Cooperativas do Mercosul. Em 18 de maio serão realizadas a Reunião Especializada das Cooperativas do Mercosul (RECM)  e  a Oficina de Negócios do Mercosul.

Vinhos e técnicas agroecológicas


Evandro Ninaut explica que para facilitar a intercooperação entre os países, o MAPA optou por reunir cooperativas de portes pequeno e médio. Da Argentina virá a Fecovita Cooperativa, fundada em 1980 e que é hoje a terceira maior exportadora de vinhos do país e, também, a cooperativa de Campo de Herrera, que produz cana de açúcar, cítricos e morango. O Chile vai apresentar a experiência do Movimento Unitário Camponês e de Etnias (Mucech), que desenvolve programas de capacitação para produtores camponeses (agricultura familiar e indígena) com gestão de qualidade,  visando a melhoria da competitividade e da sustentabilidade. O Uruguai virá com a Sociedade de Fomento Rural Colônia Valdense (Sofoval),  fundada em 1915 , e que produz para o mercado doméstico e para exportação, principalmente, cereais e oleaginosas com técnicas agroecológicas e com o padrão de qualidade ISO 9001:2008. Também do Uruguai participará a Cooperativa Agrária de Dolores (Cadol), fornecedora de serviços e assistência técnica aos produtores agrícolas, pecuaristas de corte e de leite e apicultores.  A Cadol se destaca também na produção de sementes de trigo, sorgo, milho e soja, e ainda tem um núcleo especializado para os produtores avícolas. O Paraguai comparecerá com a Central Unicoop.

A AGROBRASÍLIA 2012 será realizada no período de 15 a 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, instalado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), em Brasília.  A Feira é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF),  juntamente com o  Governo do Distrito Federal, por intermédio da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seagri-DF).

Mais informações:  www.agrobrasilia.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa AGROBRASÍLIA 2012

◄ Leia outras notícias