Outros

Cooperativa mineira apresenta seu café às grandes redes varejistas

A 28ª edição do encontro, ocorre entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)


Publicado em: 08/05/2012 às 08:30hs

Cooperativa mineira apresenta seu café às grandes redes varejistas

Pela primeira vez, o café produzido por cerca de 400 famílias que integram a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), em Minas Gerais, será apresentado no maior evento  supermercadista do mundo: o Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Associação Paulista - Apas 2012. A 28ª edição do encontro, ocorre entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).  A expectativa é de que o evento reúna mais de 70 mil pessoas.

Os blends do café - composição de diferentes grãos - da Cooparaíso ficarão expostos no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na APAS. O espaço será dividido com outros nove empreendimentos coletivos da agricultura familiar. “Esse apoio do Ministério é fundamental para o desenvolvimento da cooperativa. Já comercializamos nossos produtos para algumas redes varejistas regionais. A participação na feira aumenta nossa expectativa de negociar com redes de atuação nacional, como o Grupo Pão de Açúcar, por exemplo”, destaca o superintendente da Cooparaíso, Paulo Sérgio Elias.

Apesar da participação inédita no evento da Apas, a qualidade do café produzido pelos cooperados de São Sebastião do Paraíso é reconhecida em todo o país. Os prêmios conquistados pelos produtores atestam essa credibilidade, que coloca os blends entre os melhores do território brasileiro.  “Atualmente comercializamos cem mil quilos de café torrado e moído ao ano. Estamos presentes em supermercados regionais de Minas Gerais e estabelecimentos diferenciados do segmento, como cafeterias, hotéis e restaurantes. Além disso, exportamos desde 2009 para os franceses”, comenta Elias.

Quem passar pela feira, no Expo Center Norte, poderá conhecer seis tipos de café da Cooparaíso e degustar três deles - o Expresso Grão Torrado, o Classic e o Alto Paraíso. O superintendente da cooperativa aposta na oportunidade proporcionada pelo MDA. “A localização privilegiada da cooperativa nos confere a possibilidade de obter cafés finos das regiões da Alta Mogiana Paulista e Mineira e do sul de Minas. Desenvolvemos blends especiais, de aroma e sabor balanceado, que agradam aos mais exigentes paladares. Por isso, estamos otimistas com a participação na feira”, enfatiza.

A Rede Brasil Rural no evento


Outra vantagem apontada por Paulo Sérgio Elias é o credenciamento na Rede Brasil Rural. As empresas que participam da Apas 2012 podem se cadastrar no portal de negócios da agricultura familiar, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Ministério desenvolveu um link exclusivo para que os supermercadistas possam comprar os produtos cadastrados. “Estamos providenciando nosso credenciamento junto ao portal e devemos ofertar todos os cafés da Cooparaíso”, declara.

Segundo o coordenador da Rede Brasil Rural do MDA, Marco Antônio Viana Leite, feiras e congressos, como a Apas 2012, geram boas oportunidades aos brasileiros que vivem no campo, resultando na participação da cadeia produtiva e na melhoria da condição de vida. O representante da pasta acrescenta que as vantagens de participar da Rede para o agricultor familiar são inúmeras, a começar pela oferta de insumos, que aprimoram ainda mais a produção.

“A ferramenta permite uma melhor compreensão do mercado, já que os agricultores conhecem as ofertas e demandas da concorrência, quem compra e por quanto”, conclui o coordenador.

A Cooparaíso

A cooperativa completou 52 anos em 2012. A história nasceu com o trabalho de 56 produtores pioneiros que buscavam soluções conjuntas para aprimorarem os cultivos. Apesar do foco principal ser o café, a Cooparaíso também produz frutas, como o figo verde. Os produtos contam com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).

Dados da cooperativa

  • Cooperados: 5.910
  • Produção anual: 200 mil quilos
  • Produtos ofertados em redes regionais varejistas: 6
  • Produção x hectares: mais de 85% dos produtores da cooperativa trabalham em áreas abaixo de 10 hectares
  • Onde encontrar os blends: supermercados e lojas de atacado Tonin, Dada, Zico, São Pedo, GP e outros, além de postos e restaurantes das principais rodovias da região mineira.
  • Site: www.cooparaiso.com.br

O apoio do MDA

Para o superintendente da cooperativa, Paulo Sérgio Elias, o apoio do Ministério é essencial para os trabalhos da Cooparaíso. Dentre as ações desempenhadas com a ajuda do MDA, ele destaca a concessão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. “Com essa conquista, o Banco do Brasil disponibilizou um posto de atendimento em nossas instalações. O objetivo é agilizar o repasse de recursos do Pronaf. Em 2011, R$ 21 milhões foram repassados a 749 beneficiários do programa”, comemora Elias.

O representante da Cooparaiso acrescenta que o próximo passo é a viabilização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os cooperados. “Será uma contribuição de forma sustentável, não apenas para a produção, como para um envolvimento maior dos agricultores nos projetos e programas do Ministério”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

◄ Leia outras notícias