Outros

Cooperativa familiar leva delícias do Cerrado para APAS 2012

28ª Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS 2012) será uma ocasião especial para a Coopcerrado ? Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, que não só terá espaço para apresentar todo o catálogo, como também aproveitará o momento para lançar três novas linhas de produtos:


Publicado em: 20/04/2012 às 18:50hs

Cooperativa familiar leva delícias do Cerrado para APAS 2012

A 28ª Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS 2012) será uma ocasião especial para a Coopcerrado – Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, que não só terá espaço para apresentar todo o catálogo, como também aproveitará o momento para lançar três novas linhas de produtos: derivados de gergelim, temperos e condimentos. “É uma excelente oportunidade de expor, divulgar nossos produtos e fechar bons negócios”, afirma a coordenadora técnica da cooperativa, Alessandra Karla da Silva.

Criada há 12 anos, a Coopcerrado nasceu da percepção de seis comunidades rurais de que tinham as mesmas dificuldades de produção e escoamento da mercadoria, independentemente do distanciamento geográfico e dos modos de vida e produção adotados por elas. “Criamos uma cooperativa com os sujeitos de fato do cerrado, saindo do isolamento e da marginalidade, através da organização coletiva e valorização das riquezas  locais, de modo que a cultura e seus produtos pudessem ser acessados e apreciados por toda a sociedade brasileira”, explica Alessandra.

Os produtos da cooperativa têm a marca Empório do Cerrado e atualmente todos contam com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) do MDA. A Coopcerrado está presente em 45 municípios e reúne mais de 1,6 mil famílias. No ano passado, o volume de vendas da cooperativa atingiu a marca de R$ 2,8 milhões.

A principal fonte de renda dos cooperados vem do mercado institucional. Em 2011 foram quase 300 toneladas de frutos entregues a escolas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A intenção da cooperativa com a participação da APAS 2012 é conquistar as grandes redes de supermercado. “Queremos ampliar o nosso mercado, mas sem perder a perspectiva de que se trata de uma cooperativa de pequenos agricultores”, ressalta Alessandra.

Em 2012 a cooperativa deve inaugurar duas novas agroindústrias, uma de óleos vegetais e um entreposto apícola, com recursos financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em parceria com o MDA, a Coopcerrado também participa de um projeto de geração de renda e agregação de valor e do programa Talentos do Brasil. Além disso, a associação já entrou com pedido para se cadastrar na Rede Brasil Rural, a expectativa é ampliar o mercado e fazer compras de matérias-primas junto a outras cooperativas, diminuindo assim o custo de produção.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural é uma estratégia criada pelo MDA para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares, que juntas poderão vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos.

Entre os principais benefícios, a Rede contribui para reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. Outras vantagens do site são a cooperação do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios que cuida de toda a logística de entrega de produtos dos agricultores familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

◄ Leia outras notícias