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Cooperativa de Alagoas cadastra produtos na Rede Brasil Rural durante Agrobrasília 2012

"Esse instrumento vai nos ajudar a entrar na casa dos nossos consumidores". Com esta frase, o coordenador da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), em Alagoas, Luciano Monteiro da Silva, definiu a Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta virtual de comércio eletrônico que ele conheceu nesta quarta (16) durante a Agrobrasília 2012


Publicado em: 17/05/2012 às 16:20hs

Cooperativa de Alagoas cadastra produtos na Rede Brasil Rural durante Agrobrasília 2012

Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a plataforma auxilia no fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar e foi apresentada aos agricultores presentes ao evento.

A Carpil conheceu a RBR por meio de uma palestra demonstrativa sobre como utilizar o instrumento ministrada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA. “Vai ser uma oportunidade de negócio para os nossos agricultores”, observa Luciano, que cadastrou a cooperativa no sistema logo após a apresentação.

A Carpil foi fundada há 33 anos e conta com mais de 1,6 mil cooperados. Eles atendem 46 cidades de Alagoas e produzem hortaliças, frutas, mel, castanha de caju, derivados do leite, codorna e algumas especiarias. Entre as especiarias, estão a carne de sol, o sarapatel e a buchada, feitas com galinha caipira. “Essa iniciativa faz parte da Carpil Mulher, que tem como foco envolver a sabedoria do grupo feminino para diversificar a nossa produção”, afirma Luciano. As mulheres também fazem artesanato, além de participarem de palestras, junto com os agricultores, que aprendem a cultura do cooperativismo com especialistas da área.

RBR na Agrobrasília


Durante a apresentação da ferramenta na Agrobrasília 2012, o coordenador de apoio à rede socioprodutiva da SDT/MDA, Luis Fernando Tividini, explicou aos agricultores a funcionalidade da rede. “A finalidade é apresentar, convidar e convocar todos os agricultores que ainda não estão na RBR e divulgar os próximos serviços”, conta ele.

Os serviços aos quais Tividini se refere são os de assistência técnica e extensão rural (Ater) e o armazém virtual, que devem entrar no ar em breve. “A Rede Brasil Rural tem a perspectiva de apresentar aos agricultores essa forma de serviço on line que está disponível para todos”, esclarece Tividini.

Rede Brasil Rural


A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.

O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes.

Feira

A Agrobrasília 2012 tem como objetivo reunir em só lugar as diversas cadeias produtivas do ramo da agricultura e da pecuária. São mais de 300 expositores e 60 mil visitantes durante os cinco dias de evento. A expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 250 milhões em negócios.

O MDA participa pela terceira vez consecutiva da Agrobrasília, tendo um espaço de mais de mil metros quadrados para apresentar duas importantes políticas públicas do Ministério: a linha de crédito Pronaf Mais Alimentos e a Rede Brasil Rural.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

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