Publicado em: 27/04/2012 às 18:00hs
Cerca de 500 agricultores familiares que trabalham na Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), na Bahia, terão representatividade na Feira da Associação Paulista de Supermercados 2012 (Apas), que ocorre de 7 a 10 de maio, em São Paulo. A feira, realizada há 28 anos, é voltada para empresários e executivos do ramo supermercadista.
Esta será a primeira vez que a Copirecê participa do evento e, mesmo com a seca que enfrentaram no início do ano, estão animados com a oportunidade de ir a São Paulo. “Não podemos esmorecer, vamos participar, sim”, afirmou o presidente e representante da cooperativa na Feira da APAS 2012, Walter Ney Dourado Rodrigues. Ele comanda a Copirecê pela segunda vez – a primeira foi em 1975, cinco anos depois de sua criação. “A cooperativa já tem 42 anos, já estou com 63 anos de idade. E foi nos últimos 20 anos que começamos a plantar o que hoje é o nosso carro-chefe”, revela.
Walter se refere à produção do milho, que é transformado em fubá, creme de milho, flocão e munguzá. Além do milho, a cooperativa de Irecê produz feijão e mandioca, de onde vem a farinha. O presidente da Copirecê pretende, durante o evento, levar amostras dos produtos e fazer contatos. “É uma grande oportunidade de fechar futuros negócios e, a partir daí, abrir o mercado”, destaca. E se surgirem grandes negócios, ele garante que a Cooperativa está preparada. “Já estamos estudando como poderemos atender grandes clientes”.
A expectativa é que mais de 70 mil pessoas passem pelo evento. A Feira vai apresentar produtos, equipamentos e serviços para os supermercados de todo Brasil e exterior. “Promovemos essa feira para supermercados a fim de disseminar conhecimentos para o setor”, afirma o presidente da Apas, João Galassi. Ainda de acordo com Galassi, a probabilidade de negócios para serem fechados é alta. “Os negócios estimados estão na ordem de R$ 5 bilhões”, completa.
Feira e congresso
Paralelamente à feira, os presentes poderão participar de um congresso entre os dias 8 e 10 de maio. Serão 60 palestras com diversos temas voltados para o segmento. O congresso será no mesmo local da feira e as palestras estão previstas para acontecer das 8h às 16h. A exposição dos produtos na feira começará às 15h e deve ir até as 22h.
A Feira Apas 2012 será no Expo Center Norte, em São Paulo. O MDA terá um espaço de 102 metros quadrados para abrigar os nove empreendimentos da agricultura familiar que estarão presentes no local. Lá, os agricultores apresentarão os produtos cadastrados na Rede Brasil Rural. No catálogo de produtos da Rede, já constam mais de quatro mil itens de 330 cooperativas e associações de todo o Brasil. As opções para os agricultores familiares na RBR vão de compotas de doce de leite a tratores.
Sobre a Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.
O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes. Para saber mais, acesse www.redebrasilrural.mda.gov.br.
Fonte: MDA
◄ Leia outras notícias