Outros

COOPCANA: Cooperativa se prepara para colher a melhor safra de sua história

Com a ampliação da área de cana-de-açúcar, a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana) espera obter um recorde de produção no ano que vem


Publicado em: 09/08/2012 às 12:50hs

COOPCANA: Cooperativa se prepara para colher a melhor safra de sua história

“Estamos finalizando uma ampliação importante. A cooperativa fecha o plantio de 3.500 alqueires de cana nesse ano o que, certamente, nos levará a obter a maior safra da história da cooperativa em 2013, quando esperamos moer três milhões e seiscentas mil toneladas de cana, transformando isso em algo aproximado a 200 milhões de litros de álcool e 150 mil toneladas de açúcar”, afirmou o presidente da cooperativa, Elias Fernando Vizzotto, na manhã desta quarta-feira (08/08), durante sua passagem pela sede da Ocepar, em Curitiba.

Capacidade nominal - Ainda de acordo com ele, a ideia é atingir, em dois anos, a capacidade nominal da usina, que é processar quatro milhões de toneladas de cana. “Estamos lançando agora a nova cota de plantio para 2013, projetando 2014 para uma área arrojada superior a quatro mil alqueires de terras, entre reformas e ampliação de lavouras, o que levaria a Coopcana a estar muito próxima de atingir esse objetivo”, acrescentou.

Coogeração de energia – Fundada em 12 de setembro de 1979, em Paraíso do Norte (PR), a Coopcana possui 128 associados. A cooperativa desenvolve um modelo diferente, pois a cana é cultivada pelos agricultores associados, que arcam com os custos da lavoura. Em outras cooperativas que atuam nesse segmento, normalmente a cana é plantada pela usina, que arrenda a terra do associado. Na safra 2012, a cooperativa moeu três milhões, duzentas e cinquenta mil toneladas de cana, resultando em 140 mil toneladas de açúcar e 175 milhões de litros de etanol. Nesse ano, eles estão iniciando o processo de cogeração de energia elétrica em parceria com a CPFL. “Deveremos gerar inicialmente 30 megawatts por dia e chegar a 157 mil megawatts por ano”, afirmou.  “Estamos vivendo um ano com uma perspectiva melhor, apesar do preço médio do etanol, em R$ 1,22 o litro, que ainda representa uma dificuldade para o setor”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias