Publicado em: 12/09/2012 às 07:05hs
De 9 a 11 de outubro, a Contech, líder de mercado em tratamento de vestimentas no segmento de papel e celulose, marcará presença na ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, o maior encontro de fornecedores nacionais e internacionais para o setor de celulose e papel. O evento ocorrerá no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo.
A empresa atua na área de controle de contaminantes e aditivos de processos para esse segmento e é conhecida pelo desenvolvimento de soluções de sistemas patenteados e customizados que podem ser aplicadas na fabricação de papel, na preparação de massa no processo papeleiro e na fabricação de celulose.
“Essencialmente, somos uma empresa de especialidades químicas e atendemos clientes sob demanda”, afirma a coordenadora do Centro de Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Tecnologia – CDT, Carla Veríssimo. Segundo Veríssimo, a empresa desenvolve um estudo durante as etapas de preparação para o projeto de aplicação de químicos e equipamentos de acordo com a especificidade de cada cliente, além de desenvolver e disponibilizar produtos de alto valor agregado, sistema patenteado e serviço, mantendo nos clientes um colaborador técnico especialista para aplicação e manutenção das soluções.
Dentre os recursos que a Contech oferece, podem-se destacar as soluções para a fabricação de papel e celulose, apresentando intervenções com sucesso em controles químicos de pitch e stickie – que são depósitos que podem comprometer a qualidade da folha, e até mesmo sua quebra, além de interrupções na produção. As soluções utilizadas pela empresa nesse sentido combatem o problema tanto na sua causa quanto nos seus efeitos, a saber, “tratamento de vestimentas”, o que envolve, basicamente, sua limpeza e condicionamento por meio de processos químicos; “tratamento da massa”, por meio da aplicação de soluções customizadas para dispersar esses materiais, estabilizando o sistema coloidal dessas partículas e evitando a sua reaglomeração; e outras estratégias complementares de controle que abrangem estratégias enzimáticas e o uso de sólidos inorgânicos.
Além disso, a Contech conta com toda gama necessária para a fabricação papeleira: antiespumantes; boil-out; coating na tela; limpeza de tela secadora; limpeza de capotas e estrutura; limpeza de feltros em choque; coating em feltros úmidos; coating em telas formadoras; limpeza contínua e condicionamento mecânico de vestimentas; proteção de rolos e caixas; controle de contaminantes; sejam de matéria-prima virgem ou materiais reciclados; controle de depósitos; preparação de massa; tratamento microbiológico; remoção de látex; soluções exclusivas para tissue; e as principais soluções para celulose: auxiliar de cozimento; auxiliar de repolpação; boil-out; branqueamento; auxiliar de drenagem da lama de cal; anti-incrustantes; quelantes e lavagem de polpa marrom.
A empresa, 100% nacional e no mercado há 23 anos, está presente em todas as grandes empresas do setor de papel e celulose. E, segundo Veríssimo, essa liderança veio de investimentos bem dirigidos. “Parte do faturamento é oriundo de novos produtos e tecnologias diferenciadas e renovadas ao longo dos anos, o que permitiu à empresa liderança no setor, com representatividade de mais de 50% em diversos segmentos na área de papel e celulose”, explica.
Para o futuro, os projetos estão concentrados na área de inovação em produtos e sua aplicação, com investimento em pesquisa e desenvolvimento nos próximos dois anos. Além disso, a Contech reforça seu compromisso em desenvolver soluções rápidas e de baixo custo, com tecnologia de resultados já comprovados, e que contribuem com a sustentabilidade no país.
Grupo Ecotech
A Contech faz parte e deu origem ao Grupo Ecotech que, por meio de suas empresas Tratch e Tratch-Mundi, oferece soluções para a indústria de papel e celulose no campo de remediação de solo e tratamento de efluentes. Essas soluções tecnológicas – frutos de uma profusa interface entre o campo acadêmico e a empresa – podem ser aplicadas em diversos momentos do processo da fabricação do papel e para outros fins relativos à alta performance da indústria e aliados à sustentabilidade, sendo uma delas a tecnologia oxidativa FENTOX®, que traz grandes benefícios para os mercados de tratamento de efluentes industriais e remediação de áreas contaminadas. “O FENTOX® é um processo de oxidação avançada baseado na antiga reação de Fenton e trata-se de um catalisador que potencializa diversos oxidativos”, explica o diretor executivo do Grupo Ecotech, Washington Yamaga.
Outra tecnologia oferecida pelo Grupo ao mercado é o nanoecomaterial DEPT®, que se trata de uma argila sintética nanométrica com alta capacidade de sorção. Sua aplicação na indústria papeleira pode ser exemplificada na descoloração e descontaminação de um efluente oriundo do processo de fabricação de celulose com alto conteúdo de carga orgânica colorida. Yamaga explica porque o DEPT®, além de ser reciclável, é eficiente: “são sólidos bidimensionais estruturados capazes de “sequestrar” carga orgânica poluente com grande eficácia, por meio do fenômeno nanoscópico de sorção que é potencializado por partículas de ordem nanométrica”, afirma.
Fonte: Way Comunicações
◄ Leia outras notícias