Outros

Companhia faz campanha de divulgação sobre Rotulagem

Divulgação consistirá na distribuição de folhetos, comunicados e informativos técnicos aos produtores e compradores


Publicado em: 01/10/2012 às 12:00hs

Companhia faz campanha de divulgação sobre Rotulagem

A Ceagesp está dando início a uma campanha de divulgação de Rotulagem para auxiliar os seus permissionários (atacadistas) a garantir segurança e modernização na comercialização dos alimentos, sobretudo frutas e hortaliças frescas.

A campanha começou no último dia 18 e deve se estender até depois do dia 18 de outubro, quando os permissionários definem junto com a Ceagesp as estratégias para a implantação das exigências da rotulagem na portaria da Companhia e o estabelecimento de regras de fiscalização e punição para quem não cumprir a legislação, que exige a aplicação de rótulos com informações como data de fabricação, procedência e peso dos produtos.

A rotulagem é importante porque garante maior transparência na comercialização, menor ocorrência de atritos comerciais, entre o produtor e o seu comprador, além de proporcionar preços mais justos. Esse assunto tem sido bastante discutido entre os permissionários uma vez que seus produtos já estão sendo fiscalizados e autuados pelo órgão de fiscalização sanitária municipal, a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) e pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).

De acordo com a chefe do Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, Anita de Souza Gutierrez, “ninguém compra qualquer alimento industrializado como um pacote de bolacha, uma lata de óleo ou qualquer outro alimento sem a identificação de seu fabricante, das datas de fabricação e de vencimento e da quantidade”. Segundo ela, as exigências da lei são simples: o rótulo pode até ser um carimbo, desde que legível e completo.

A campanha de divulgação da Ceagesp consistirá na distribuição de folhetos, comunicados e informativos técnicos aos produtores e compradores da Ceagesp capital e interior, também disponível no site do Sincaesp (Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo) e no escritório da Apesp (Associação dos Permissionários do Entreposto de São Paulo). (Fonte: Ceagesp)

Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias