Outros

COCARI: Unidade inaugurada em Aquidaban traz agilidade para o produtor

A Cocari inaugurou na sexta-feira (17/02) sua segunda unidade em Aquidaban, distrito de Marialva, noroeste paranaense


Publicado em: 24/02/2012 às 09:20hs

COCARI: Unidade inaugurada em Aquidaban traz agilidade para o produtor

A estrutura existente no distrito funcionava apenas como transbordo, ou seja, o cooperado entregava sua produção, que tinha de ser rapidamente distribuída nas demais unidades para dar lugar a outras entregas. Com a inauguração da nova unidade, as filas de espera para entrega dos produtos deixam de existir. Aquidaban II tem capacidade para recebimento e armazenamento de 318 mil sacas.

Solenidade - A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Cocari, Vilmar Sebold, do prefeito de Marialva, Edgar Silvestre (o Deca), do vice-presidente da cooperativa, Marcos Trintinalha, do diretor João Carlos Obici, além de membros dos conselhos Administrativo e Fiscal, gerentes de divisões da Cocari e representantes das empreiteiras. O reverendo Frei Fritz deu a bênção na nova unidade. Os descerramentos das fitas e da placa inaugurais ocorreram no pátio da nova unidade. Na sequência, os convidados se dirigiram para o salão paroquial de Aquidaban, onde foram realizados os pronunciamentos e as homenagens. O evento foi encerrado com um jantar oferecido pela Cocari aos participantes.

Cumprindo os compromissos - O presidente da Cocari agradeceu a presença e cumprimentou os cooperados, colaboradores e parceiros. “Sem as empreiteiras, os cooperados e os colaboradores essa obra não estaria em pé. Quero agradecer por ter sido possível cumprir o prazo e o planejamento que nós assumimos como compromisso em 2008, na assembleia”, destacou Sebold, esclarecendo que dentro dos itens aprovados naquela AGO, todos foram cumpridos, assim como o orçamento estimado para a unidade de Aquidaban II.  “Essa é uma unidade cujo investimento aprovado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) foi de R$ 7, 400 milhões. Desse total, já pagamos R$ 6, 915 milhões e temos alguma coisa para terminar de pagar, de final de obra, que são as parcelas finais”, detalhou o presidente da Cocari.

Tranquilidade - “E para que o associado fique absolutamente tranquilo, tudo que é pago na Cocari é com nota fiscal, então, há sempre a segurança de que tudo é documentado, auditado e fiscalizado”, reforçou. “Acho que nosso compromisso está cumprido. Marialva é, sem dúvida nenhuma, um município destaque, pela diversificação. Hoje com uma usina mais forte, uma indústria de biodiesel mais forte e agora com mais uma unidade para tornar a região ainda mais forte, construída com um processo de absoluta lisura, integridade e respeito no tratamento aos nossos associados, às esposas dos associados e aos jovens, que são o futuro da Cocari”, reiterou Sebold.   

Merecimento - Em seu pronunciamento, o prefeito Deca disse que o distrito de Aquidaban merece uma unidade de recebimento com o porte do empreendimento inaugurado. “O distrito de Aquidaban merece e Marialva merece, por serem grandes produtores de grãos da Cocari, é a região com o maior número de associados. Aquidaban representa a força da agricultura do nosso município e eu acredito que, daqui para frente, a Cocari vai aumentar ainda mais o recebimento no nosso município, especialmente no nosso distrito”, enfatizou o prefeito, elogiando a obra.

Facilidade - “É uma unidade de recebimento bem montada, com toda a facilidade para o agricultor fazer sua transação, sua entrega de produto, é moderna, com uma grande capacidade, e que vem atender toda a demanda dos nossos produtores aqui em Aquidaban. É bom ressaltar que é a segunda unidade no distrito de Aquidaban e quarta no município de Marialva. Eu, na condição de gestor desse município, fico muito feliz, muito orgulhoso e aproveito para parabenizar a diretoria por mais esse investimento”, declarou. O prefeito reforçou as felicitações pelo aniversário da Cocari, comemorado no dia 7 deste mês. “Aproveito para parabenizar a diretoria pela posse que ocorreu em Mandaguari e pelos 50 anos de exemplo de cooperativismo aqui na nossa região”, finalizou.

A escolha do melhor local - O vice-presidente da Cocari dirigiu especial cumprimento aos cooperados de Aquidaban. “Nós temos hoje um dia especial. Nós dissemos que estaríamos inaugurando a obra dia 17 de fevereiro e hoje pudemos, de fato, conhecer a obra, que está muito bonita. Demorou um pouco para começar, devido a nossa persistência em buscar o melhor local e, realmente, hoje pudemos ver que o local ficou fantástico. Lugar plano, uma obra bonita, atual, para poder satisfazer as necessidades dos cooperados de Aquidaban. Muito obrigado pela confiança depositada na diretoria da Cocari e por entregarem seus produtos na unidade de Aquidaban. Quero pedir que continuem acreditando e podem ter certeza de que nós estaremos fazendo o melhor pela Cocari e pelos nossos associados. Obrigado pela paciência em esperar a chegada do momento certo para essa realização, que é um presente para a comunidade”, disse Trintinalha.

Tranquilidade - O gerente da regional Aquidaban, Mansueto Bortolon, se disse mais tranquilo com a inauguração. “Na unidade I a gente não tinha capacidade de armazenagem. É um transbordo, tínhamos que receber e mandar rapidamente para outras unidades ou mandar para a indústria. O pátio é pequeno, então, tínhamos problemas para embarcar o produto. Não tinha como prestar um atendimento bom para o associado. Agora, com a nova unidade, nós vamos receber, armazenar e, na entressafra, vamos embarcar o produto. Então, é muito mais tranquilo para nós, muito melhor para os associados, que  vão ter mais agilidade na hora da entrega. Melhorou 100%”, acrescentou. Mansueto ressaltou que se sente tranquilo também porque com a nova estrutura, cessam as queixas da comunidade vizinha da unidade de transbordo, que são cooperados e reclamavam muito da poeira que levantava durante o recebimento dos produtos.

Segurança - A unidade I, conforme esclareceu o gerente da regional, não receberá mais a produção dos cooperados. Ali ficará o setor administrativo da regional, além de loja para venda de peças e insumos em geral. O recebimento será feito todo na unidade II. Outro problema, que termina com a nova unidade, diz respeito à segurança dos moradores do entorno da unidade I. “O grande volume de caminhões que entravam para carga e descarga, principalmente em época da safra, era um transtorno, muito perigoso para o pessoal da redondeza. Isso vai ser um alívio muito grande com a nova unidade”, completou o gerente.  Segundo ele, a tendência agora é de que aumente o número de associados na região de Aquidaban. “Na nova unidade foi instalado o que há de mais moderno no momento. Eu acredito que agora com a facilidade, a modernidade e a agilidade que nós vamos ter, com certeza vamos aumentar o número de cooperados”, concluiu.

Fonte: Imprensa Cocari

◄ Leia outras notícias