Outros

Chuvas no litoral do Sul e Sudeste atrapalham exportação de açúcar

Os ventos úmidos do Oceano Atlântico chegam ao litoral brasileiro provocando chuva, associados á frente fria que está sobre o Sul e Sudeste. O tempo chuvoso nos portos de Santos-SP e Paranaguá-PR atrapalham o embarque de açúcar nos navios


Publicado em: 12/07/2012 às 19:00hs

Chuvas no litoral do Sul e Sudeste atrapalham exportação de açúcar

Segundo os meteorologistas da Somar, hoje ainda chove forte em toda faixa litorânea, o que paralisa parte das atividades portuárias. Isso acontece, pois o açúcas na hora do embarque, fica exposto ao tempo e pode estragar com a umidade.

Além do excesso de chuva no litoral, o que também chama atenção é o declínio de temperatura nos próximos dias. Não há risco de geada para as áreas produtoras de cana-de-açúcar, mas a mínima deve chegar aos 3°C no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Além dos dias chuvosos que impedem a realização da colheita, esse excesso de umidade afeta diretamente a concentração de açúcares pela planta. Por isso, os valores de produção estão quase 30% inferiores aos observados no mesmo período do ano passado. Com uma quantidade menor de cana colhida a produção de açúcar e etanol também está menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os meteorologistas da Somar, na semana que vem, uma outra frente fria causa intensos temporais sobre o centro e sul do Brasil, o sistema será semelhante aos registrados em junho, com elevado acumulado de chuva no interior e nos portos.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias