Publicado em: 08/08/2012 às 19:00hs
O principal causador da baixa foi o açúcar cristal, segundo a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o superintendente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), José Adriano da Silva Dias, afirma que o problema foi pontual, devido ao clima mais chuvoso do inverno deste ano em relação ao do ano passado.
O Paraná produziu 246 mil toneladas de açúcar em junho de 2012 e havia atingido 408 mil toneladas no mesmo mês na safra anterior, ou 39,7% menos, de acordo com números da Alcopar. Em relação a maio deste ano também houve queda de 24%, já que o número foi de 325 mil toneladas. ''A safra deve ser melhor neste ano do que parece, mas a chuva atrasou um pouco a produção porque o inverno está mais chuvoso'', diz Dias.
Ele lembra ainda que a produção começou a cair desde 2009 devido ao envelhecimento dos canaviais e por falta de adubação em alguns casos, o que interrompeu o crescimento da safra. Até então, o superintendente diz que o setor crescia mais de 10% ao ano.
Fonte: Folha Web
◄ Leia outras notícias