Publicado em: 31/05/2012 às 11:20hs
Os dados do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran e do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam, apontam que apesar da movimentação agrícola dos Estados do Centro-Oeste, a região se posiciona como a quarta colocada em número de caminhões. Mato Grosso do Sul conta com 41.623, fatia que representa menos de um quarto dos 206 mil caminhões do Centro-Oeste.
Já o estado de Mato Grosso mesmo com a produção recorde de grãos e com parte da exportação encaminhada via ferrovia ainda detém a segunda colocação em número de caminhões do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás que soma 90 mil.
“Mais de 90% dos grãos de MS são encaminhados para outros Estados via rodovia e sentimos necessidade da evolução do setor no quesito logística. Todos os envolvidos mostram interesse no crescimento dos agricultores do Estado, e para isso pretendemos soluções práticas, como a melhoria das rodovias com pavimentação e uma segunda alternativa de escoamento”, afirma Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS.
Dalpasquale também informou que os destinos dos fretes de grãos em 2012 se dividem basicamente entre os portos de Santos e o de São Francisco do Sul, que chegam a receber respectivamente 51% e 49% dos grãos de soja cultivados em MS. Durante todo o ano passado o levantamento constatou que foram destinaram 40% dos grãos via Porto de Santos, 35% via Paranaguá e os demais 24% encaminhados a São Francisco do Sul.
Ainda que expressivo o número de caminhões no Centro-Oeste, se somados aos demais caminhões do país, eles chegam a representar apenas 3,2% da frota de veículos do país, sendo o automóvel e a motocicleta responsáveis pelas maiores fatias, com 56 e 22%, cada.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aprosoja
◄ Leia outras notícias