Publicado em: 19/09/2012 às 17:00hs
Situada no Rio de Janeiro, além de realizar pesquisas este centro mantém um serviço de atendimento a empresas que necessitam desenvolver ou aperfeiçoar produtos ou promover melhorias em sua linha de produção.
Dois exemplos recentes no Rio de Janeiro foram os atendimentos realizados para a MD Alimentos, empresa de panificação, e Flexprin Indústria Comércio e Serviços Marítimos, ambos por equipes coordenadas pelo Analista da área de Transferência de Tecnologia, Dr. André de Souza Dutra. Nos dois exemplos, contou-se com o apoio dos laboratórios do centro de pesquisa, situados no bairro Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.
A primeira solicitara auxílio para a reformulação de um produto. Este auxílio foi apoiado pelo programa Sebraetec do Sebrae. A presença da equipe de consultoria da Embrapa no local de produção permitiu identificar possibilidades de melhorias, aceitas pela sócia proprietária, Cristina Garcia, responsável pela área de produção: “Fomos muito bem atendidos, acima da expectativa. Recebemos orientações práticas sobre estrutura da fábrica, rotinas adequadas de sanitização, rotulagem. Para nós, é muito importante sentir apoio, parceria de verdade. Sentimos na Embrapa um canal aberto”, avalia.
A segunda precisava de apoio para o desenvolvimento de ração de emergência para consumo humano, no padrão de qualidade exigido pela legislação internacional da International Maritime Organization - IMO e com custo que permitisse competir com os produtos importados. Este apoio foi possibilitado pelo Programa Nacional de Apoio Tecnológico à Exportação, Progex RJ, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia, INT. Segundo o Gerente de Produção José Soliva: “O produto desenvolvido pela Embrapa vai equipar equipamentos de salvatagem como balsas de salvamento e baleeiras, não é para consumo geral, mas para situações como naufrágios. Com este produto, nos tornaremos mais competitivos no mercado de suprimentos da indústria naval”. A equipe da Embrapa “Atendeu completamente os requisitos, superou as expectativas”, comenta.
Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos
◄ Leia outras notícias