Outros

Centro de pesquisas é parceiro da indústria de alimentos

Atender consultas e demandas de segmentos industriais de alimentos também faz parte da atuação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária especializado em tecnologia agroindustrial de alimentos, com foco em qualidade e segurança de alimentos


Publicado em: 19/09/2012 às 17:00hs

Centro de pesquisas é parceiro da indústria de alimentos

Situada no Rio de Janeiro, além de realizar pesquisas este centro mantém um serviço de atendimento a empresas que necessitam desenvolver ou aperfeiçoar produtos ou promover melhorias em sua linha de produção.

Dois exemplos recentes no Rio de Janeiro foram os atendimentos realizados para a MD Alimentos, empresa de panificação, e Flexprin Indústria Comércio e Serviços Marítimos, ambos por equipes coordenadas pelo Analista da área de Transferência de Tecnologia, Dr. André de Souza Dutra. Nos dois exemplos, contou-se com o apoio dos laboratórios do centro de pesquisa, situados no bairro Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.

A primeira solicitara auxílio para a reformulação de um produto. Este auxílio foi apoiado pelo programa Sebraetec do Sebrae. A presença da equipe de consultoria da Embrapa no local de produção permitiu identificar possibilidades de melhorias, aceitas pela sócia proprietária, Cristina Garcia, responsável pela área de produção: “Fomos muito bem atendidos, acima da expectativa. Recebemos orientações práticas sobre estrutura da fábrica, rotinas adequadas de sanitização, rotulagem. Para nós, é muito importante sentir apoio, parceria de verdade. Sentimos na Embrapa um canal aberto”, avalia.

A segunda precisava de apoio para o desenvolvimento de ração de emergência para consumo humano, no padrão de qualidade exigido pela legislação internacional da International Maritime Organization - IMO e com custo que permitisse competir com os produtos importados. Este apoio foi possibilitado pelo Programa Nacional de Apoio Tecnológico à Exportação, Progex RJ, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia, INT. Segundo o Gerente de Produção José Soliva: “O produto desenvolvido pela Embrapa vai equipar equipamentos de salvatagem como balsas de salvamento e baleeiras, não é para consumo geral, mas para situações como naufrágios. Com este produto, nos tornaremos mais competitivos no mercado de suprimentos da indústria naval”. A equipe da Embrapa “Atendeu completamente os requisitos, superou as expectativas”, comenta.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias