Outros

Campanha promove consumo do vinho branco no verão

Acordo de cooperação entre setor vitivinícola, supermercadistas e importadores pretende estimular mercado de vinhos finos com ações promocionais e a redução de tributos


Publicado em: 23/01/2013 às 13:20hs

Campanha promove consumo do vinho branco no verão

Nesta terça-feira (21/1), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos (Abba), a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) lançaram a campanha "No Verão, vá de Vinho Branco". O objetivo é aumentar em 20% - em volume e em faturamento - o consumo do produto neste início do ano (janeiro a março).

Cerca de 20 supermercados em Porto Alegre (RS) e 30 em São Paulo já aderiram à campanha que pretende ser uma ação piloto para outras que serão colocadas no mercado pelo Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho para promover o consumo da bebida em geral e, mais especificamente, do vinho brasileiro.

O consumo de vinho no país ainda está associado ao frio ou datas comemorativas. A proposta da ação, ao contrário, é relacionar o produto ao verão. Para isso, foram elaborados materiais promocionais, que serão colocados nos pontos de venda para estimular a compra. Um grande sol estilizado em fundo de garrafa vai ilustrar cartazes, etiquetas em garrafas e todo o trabalho.

"A campanha não prevê descontos, mas há uma tendência de que esse movimento seja feito. Teremos um melhor mix de produtos e mais informação para o consumidor", disse o presidente do conselho deliberativo da Abba, Adilson Carvalhal Junior.

Tributos

O valor em gôndola, consequência, em parte da tributação, também é um grande obstáculo para o aumento do consumo do vinho nacional. Neste sentido, o setor trabalha com o governo - estaduais e federais - para reduzir a tributação incidente no produto. Hoje, segundo o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, dependendo do produto, os tributos representam de 42% a 55% do preço final dos itens tanto nacionais quanto importados. "Vamos trabalhar mais fortemente com as secretarias da Fazenda de nove Estados, entre eles, São Paulo. Hoje, na praça paulista, a alíquota do ICMS é de 25%, sem dúvida, a maior tributação sobre vinhos do país. Cervejas e cachaças têm um porcentual de 18% no Estado", completou. No âmbito federal, Paviani disse que o setor faz parte de um conselho de competitividade do agronegócio junto ao Brasil Maior e pede a redução parcial e até total de alguns tributos. "Se nós tivermos que buscar um preço mais competitivo, certamente vamos brigar pela redução de tributos”, disse o vice-presidente da Abras, Márcio Milan.

O setor também está criando o Fundo Nacional para Promoção do Vinho. "Estamos debatendo esse assunto no grupo de trabalho da cadeia junto ao governo. A ideia é que em 2013 esse fundo seja constituído para 2014 já aplicarmos esse recurso", disse Paviani.

Produção e venda

Carlos Raimundo Paviani, do Ibravin, disse ainda não ter uma estimativa de produção da safra de uva 2013, pois os números ainda não estão fechados, mas o volume deve ser em torno de 630 milhões de quilos no Rio Grande do Sul, o que pode representar uma queda de 10% em relação ao ano passado, devido à incidência de chuvas. Em qualidade, no entanto, as uvas têm apresentado boas condições de sanidade e desenvolvimento.

A indústria está otimista com o crescimento de vendas para o próximo período. Segundo Paviani, a expectativa para 2013 é de um aumento de 20% para a comercialização, em volume, de vinhos finos e alta de 6% a 7% de vinhos de mesa. "Neste ano a economia brasileira vai crescer mais e a ascensão social deverá continuar ocorrendo. Esses fatores impulsionarão o consumo das bebidas", disse o executivo.

Fonte: Globo Rural On-line

◄ Leia outras notícias