Outros

Camará Mudas vai mostrar recipientes degradáveis no Três Lagoas Florestal

Empresa se destaca na produção de mudas de eucalipto e também de espécies nativas


Publicado em: 03/02/2012 às 16:20hs

Camará Mudas vai mostrar recipientes degradáveis no Três Lagoas Florestal

A Camará é uma empresa com sede em Ibaté (SP), especializada na produção de mudas florestais, e está no mercado há 18 anos com produção de mudas em dois segmentos: eucalipto e espécies nativas.

Para produção de mudas de eucalipto, a Camará tem parceria com grande empresa do setor de celulose e papel, chapas e aglomerados, energia e serrearias, com propagação e desenvolvimento de clones potenciais. Na produção de espécies nativas, o foco é a restauração ecológica, com a produção de mais de 200 espécies, entre elas perobas e jequitibás, que estão em estágio de ameaçados de extinção.

No Três Lagoas Florestal – 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS), a Camará vai mostrar uma novidade no mercado: a utilização de recipiente degradável na produção de mudas nativas.

“Nossa expectativa com a participação na feira é buscar novos desafios e conquistar novos mercados. Nossa tradição é manter o máximo de qualidade em nossas mudas, favorecendo o sucesso do empreendimento de nossos clientes”, afirma Carlos Nogueira, da Camará Mudas.

 Viveiro 

Ocupando uma área de 125.600 m², em Ibaté, na região central do estado de São Paulo, o Viveiro Camará iniciou sua produção de mudas em 1993. Inicialmente produzindo também mudas ornamentais e mudas de café. Desde 2001, dedica-se exclusivamente ao segmento florestal, tem como principal objetivo fornecer mudas de qualidade.

Com capacidade produtiva estimada em 15 milhões de mudas/ano, toda a estrutura é suspensa proporcionando condições ergonômicas adequadas, utilizando tubetes de 56 e 290 cm³ como recipiente, o que resulta em maior agilidade no manejo de mudas e aumento de sua qualidade.

 Educação Ambiental 

Paralelamente à produção de mudas, a Camará realiza um trabalha de educação ambiental, iniciado em 2004. É o “Amigos da Floresta”, que recebe alunos de escolas públicas e privadas semanalmente, a fim de conscientizá-los da importância da preservação do meio ambiente. Na visita, os alunos percorrem uma trilha em mata nativa e têm aula ao ar livre sobre ecologia e funções da floresta. Conhecem também o sistema de produção de mudas e recebem noções sobre reciclagem do lixo. Desde o início desse projeto, já foram recebidos mais de 5000 alunos.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias