Outros

Cadeia produtiva da cana-de-açúcar tem encontro marcado na Fenasucro & Agrocana 2012

Feiras prometem estimular a retomada de investimentos na agroindústria e no setor sucroenergético responsável por 18% do PIB do agronegócio


Publicado em: 09/02/2012 às 09:05hs

Cadeia produtiva da cana-de-açúcar tem encontro marcado na Fenasucro & Agrocana 2012

Favorecida pelo grande potencial econômico brasileiro da cultura de cana-de-açúcar e a expansão do mercado de máquinas, equipamentos e serviços para a agroindústria, a Reed Multiplus, associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, e o CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) promovem as edições da Fenasucro & Agrocana – XX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar. Considerado o mais importante evento de negócios dos setores indústria e sucroenergético do mundo, as feiras acontecem de 28 a 31 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, localizado no polo regional da cana-de-açúcar em Sertãozinho, interior de São Paulo.

Para o presidente do CEISE Br, Adézio José Marques, as feiras têm significativa importância para fortalecer o relacionamento comercial entre empresários e visitantes, já que recebe profissionais altamente qualificados e do mundo inteiro. "Recebemos profissionais de mais de 40 países e empresas representativas para o setor sucroenergético, ou seja, todo esse network estimula a Fenasucro&Agrocana a ser o maior palco de produtos, novidades e relacionamento do mercado canavieiro," explica Adézio.

Em um cenário que aponta para a necessidade de investimentos no setor sucroenergético, Fenasucro & Agrocana representam o espaço ideal para a busca das mais modernas alternativas tecnológicas. Estima-se que o Brasil precise de novas usinas para garantir a oferta de etanol até 2020, aumentando a produção de 640 milhões de toneladas de cana para até 960 milhões. A demanda por máquinas encontra um mercado em expansão e é preciso investir cerca de R$ 80 bilhões para construir mais 150 usinas de cana-de-açúcar até 2020 (Fonte: ÚNICA - União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

Com um público altamente qualificado, o evento está na agenda dos profissionais, autoridades e empresários do setor e já se consolidou como referência em tecnologia e intercâmbio comercial para usinas e profissionais do Brasil e outros 40 países. Tanta representatividade levou 90% dos expositores, ainda em 2011, a garantirem um estande para 2012. Esse ano serão cerca de 450 empresas distribuídos por uma área de 55 mil metros quadrados, onde os compradores poderão encontrar com as principais ferramentas e soluções tecnológicas para ganho de eficiência e produtividade nos negócios.

Além de reunir visitantes técnicos e qualificados e os principais fabricantes de equipamentos, produtos e serviços para a agroindústria da cana-de-açúcar, a Fenasucro & Agrocana conta com importantes eventos paralelos, fundamentais para a especialização e atualização do setor. Entre os eventos realizados simultaneamente às feiras estão: o Fórum Internacional sobre o Futuro do Álcool, o Seminário GEGIS, a reunião do GERHAI, o Workshop Fenasucro&Agrocana e as rodadas de negócios APLA/APEX.

Encontro com usineiros e industriais

A grande novidade dos eventos paralelos este ano será a realização da ForInd - Feira de Fornecedores Industriais do Interior de São Paulo, voltada para toda a cadeia produtiva das usinas e indústria. A decisão foi anunciada no início de 2012 pelo CEISE Br e pela Reed Multiplus ressaltando que a feira irá agregar uma excelente ferramenta para a realização de negócios: a Grande Rodadas de Negócios, principal evento da ForInd, que atrai um público estratégico e com grande poder de decisão na compra das indústrias e usinas.

Além das novidades, o clima para 2012 é de festa, pois a Fenasucro completa 20 anos de existência e a Agrocana celebra 10 anos. "Somente eventos de credibilidade junto ao setor e aos seus expositores perduram por tantos anos", comenta Fernando Barbosa, diretor da Reed Multiplus.

"Com a experiência da Reed Exhibitions Alcantara Machado na promoção de eventos de negócios, e por estar presente em 35 países, ambas as feiras ganham em qualidade, visibilidade e visitação internacional, uma marca de nossos eventos no mundo", acrescenta Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions no Brasil.

Além da Fenasucro&Agrocana, o calendário de feiras de negócios do setor sucroenergético da Reed Multiplus conta com as feiras Sucronor e Sucroeste  - que acontecem respectivamente nas regiões Nordeste (em abril) e Centro-Oeste (em outubro) - além do Congresso ISSCT 2013 (International Society of Sugar Cane and Technologists), a ser realizado, em parceria com a STAB, no ExpoCenter Transamérica, em São Paulo.

A Fenasucro & Agrocana 2012 é uma realização do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) e do Sindicato Rural de Sertãozinho, com coordenação técnica da STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). As duas feiras têm o apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, da UNICA (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) e do SEBRAE-SP (Serviços de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo). A Fenasucro conta ainda com o apoio do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e a Agrocana com o apoio da CANAOESTE (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), COPERCANA (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), COCRED (Cooperativa de Crédito dos Plantadores de Cana de Sertãozinho) e UNESP – Jaboticabal.

Fonte: 2PRÓ Comunicação

◄ Leia outras notícias