Publicado em: 10/05/2012 às 07:35hs
Manejo sustentável, estudo da ciência do campo, controle de pragas não-agrícolas, proteção de cultivos, sementes e traits representam alguns dos produtos que serão expostos pela Bayer CropScience durante sua participação na segunda edição da Agrinsumos&Induspec Expo&Business. De 07 a 09 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, o evento que conta com o patrocínio das gigantes Bayer e BASF, reunirá os principais fornecedores do setor, como empresas de sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, irrigação, embalagens, transporte e armazenagens de produtos, equipamentos e máquinas, serviços para análises laboratoriais, nutrição e saúde animal, higiene e EPI, matérias-primas, insumos, soluções tecnológicas, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia para processamentos. Durante os três dias de evento, o público poderá visitar os estandes de mais de 35 marcas expositoras, que estarão espalhadas pelos 3.000 m² de espaço do pavilhão.
Em franco crescimento, o setor se desenvolve a passos largos e se destaca na economia nacional. De acordo com o IBGE, além do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio estar na casa dos 6%, totalizando mais de R$ 822 bilhões, o mercado agropecuário também foi o que mais cresceu no Brasil nos últimos 10 anos. O PIB geral do país, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, teve crescimento médio anual de 3,59% entre 2002 e 2010. Já o setor agropecuário cresceu acima dessa faixa, com média de 3,67%. Na agricultura o mercado nacional lidera o ranking mundial de 10 tipos de alimentos e está entre os maiores produtores em cerca de 30 produtos.
Para Daniel Oliveira, responsável pela comunicação da BASF, o Brasil é um dos únicos lugares no mundo onde é possível plantar em áreas temperadas e tropicais, onde se colhe até três safras por ano de grãos, que possui solos férteis, grande disponibilidade de água, rica biodiversidade e mão de obra qualificada – possibilitando uma condição única ao desenvolvimento da agricultura e colocando todos os fornecedores como responsáveis por contribuir para uma agricultura sustentável. “O país se apresenta como grande consumidor de defensivos agrícolas porque se tornou o primeiro gigante na agricultura tropical e também o único a desafiar o domínio dos cinco maiores exportadores mundiais de alimentos (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e União Européia)”, completa Daniel.
Figurando entre as maiores fabricantes de defensivos agrícolas do País, a BASF coloca a Agrinsumos&Induspec Expo&Business como uma grande oportunidade para compartilhar o compromisso com o Agronegócio Brasileiro. “Os distribuidores de produtos agrícolas tem papel fundamental na estratégia de acesso ao agricultor da BASF no Brasil e entendemos que a feira, por contar com as lideranças do agronegócio brasileiro, contribuirá na construção do modelo de acesso ao mercado do futuro.
Confiando no forte potencial brasileiro, a Bayer – empresa que está há mais de 114 anos no Brasil – tem a Agrinsumos&Induspec 2012 como uma grande oportunidade para a troca de experiências no setor, além da possibilidade de expor novas tecnologias para garantir a continuação do crescimento nacional. “Nosso principal objetivo é fortalecer cada vez mais a nossa parceria com o campo, reforçando que ele pode contar conosco em todos os momentos da safra. Vale destacar ainda, o apoio à nossa Rede de Distribuição, canal fundamental e bem estruturado que nos ajuda a atender os produtores rurais, de Norte a Sul do Brasil”, afirma Ivan Moreno, gerente de Estratégia de Distribuição da Bayer CropScience.
Ivan também destacou a contribuição da feira para a estratégia de desenvolvimento da multinacional. “A Agrinsumos&Induspec apresenta muitas novidades para o campo, o qual participa o nosso público de interesse. E, por meio deste estímulo da troca de informações, acreditamos que o perfil do evento está perfeitamente alinhado à filosofia inovadora da empresa”.
Ainda de acordo com Ivan a Bayer CropScience continuará investindo para oferecer o que há de mais moderno para o manejo sustentável das lavouras, ajudando a produzir mais e melhor, o que contribuirá para o atendimento da crescente demanda global por alimentos, fibras e biocombustível.
Além de conhecer os lançamentos e acompanhar o desenvolvimento do setor, o visitante poderá participar da segunda edição do Congresso ANDAV, que reunirá representantes de revendas e da indústria, especialistas e formadores de opinião para debater assuntos estratégicos para o mercado. Outro destaque é a realização do IX Congresso da ABMR&A, que terá como pauta o marketing rural. O congresso abordará diferentes formas de promover e desenvolver o marketing rural do Agronegócio, além de mostrar tecnologias e tendências para o setor.
Juntos contra o desmatamento
O Brasil pode atingir, ainda em 2012, o compromisso de diminuir em 80% o desmatamento no país. Um dos fatores que tornaram possível chegar nesse número foi o esforço do setor agropecuário brasileiro no sentido de aumentar sua produtividade sem a necessidade de destruir a vegetação nativa. A atividade agropecuária brasileira ocupa uma área de 236 milhões de hectares – 27,7% do território nacional. Com a aplicação de tecnologias que reduzem as emissões de gás carbônico e com iniciativas endossadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), como o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Governo federal, o setor terá condições de incorporar à produção até 70 milhões de hectares de terras que hoje se encontram degradadas e a Agrinsumos&Induspec Expo&Business apoia esta e outras práticas que visam o crescimento sustentável do mercado Agropecuário.
Fonte: MM Comunicação Empresarial
◄ Leia outras notícias