Publicado em: 07/08/2013 às 08:10hs
Chamar a atenção do produtor rural é um dos grandes desafios dos profissionais de marketing que trabalham com agronegócio. As estratégias requerem, além de conhecimento específico do assunto, grande habilidade para se destacar em meio a tantos concorrentes diretos.
Diante disso, a Bayer CropScience desenvolveu uma campanha inovadora para o fungicida FOX®, defensivo agrícola utilizado para o controle de doenças que atingem as culturas da soja, do trigo, do feijão e do algodão. Dividido em quatro fases, o projeto iniciou em 2010 e entra agora na terceira etapa.
Nesta nova etapa, a Bayer CropScience convidou quatro renomados produtores agrícolas para estrelar a campanha e evidenciar os benefícios do FOX® com resultados reais. Na soja, Walter Horita. No algodão, Valdir Masutti Junior. No feijão, Adriano Carniel. E no trigo, Rodrigo Barison.
A participação na campanha reflete a satisfação que cada um dos produtores teve com os resultados obtidos pelo FOX®. Na opinião de Rodrigo Barison, este é o melhor produto para o controle integrado das principais doenças dos cereais de inverno. “Hoje o agricultor que entrar na lavoura com a aplicação do fungicida e ter a certeza de que as doenças estão sendo controladas. Com o FOX® temos essa segurança”. De acordo com o triticultor, há duas safras o produto vem sendo utilizado na fazenda de Vacaria (RS) e o resultado é o aproveitamento total da potencialidade genética das sementes utilizadas, uma vez que não houve perda de produtividade em função das ocorrências de doenças.
Adriano Carniel reforça a declaração de Barison lembrando as dificuldades que os produtores que optaram por cultivar na região do Cerrado tiveram de encarar. “Além da falta de infraestrutura geral, o desconhecimento técnico de como, quanto e que cultivares de feijão plantar influenciou muito. Com o tempo o desenvolvimento tecnológico tem avançado e nos dado alternativas de crescimento. É nesse ponto que consideramos a importância de um produto que nos dê segurança no controle de doenças. O FOX® nos proporcionou isso”.
Para Valdir Masutti Junior, a Bayer representa hoje para o Grupo Masutti a maior parceira no manejo a doenças, pragas e plantas daninhas na cultura do algodão. “A empresa conhece o produtor e as dificuldades que temos no campo. Nossos altos e baixos de todos os anos. E sempre esteve ao nosso lado, a cada dia buscando mais tecnologia e inovações para colaborar com o crescimento dos nossos negócios”. O grupo Masutti iniciou a adoção de FOX® em 2011, com eficiente controle de doenças como ferrugem e mancha-alvo na soja. O trabalho foi tão bem-sucedido que o produtor também passou a utilizar o fungicida para a cultura do algodão, “com resultado fantástico de ramularia, uma das principais doenças da cultura”, ressalta o produtor.
O mesmo foi realizado por Walter Horita, sojicultor no Oeste da Bahia. “Na safra 2012/13 os resultados foram tão positivos que vamos ampliar o tratamento, no ciclo 2013/14, para uma área comercial de 50 mil hectares. O FOX® entregou aquilo que prometeu”.
Como o produto foi lançado primeiro para a soja, a ideia foi abrir um canal de diálogo com os agricultores sobre o cenário da ferrugem asiática, principal doença que ataca as lavouras de soja no Brasil, para, em um segundo momento, posicionar o FOX® como solução. Com isso, a Bayer CropScience trouxe o ator Luiz Alves Pereira Neto, o Ferrugem, para personificar um dos problemas que tiram o sono dos produtores.
“Todo o trabalho foi desenvolvido considerando que nosso cliente busca informações em todos os canais possíveis, seja na recomendação de técnicos ou mesmo no uso de aplicativos modernos. A ação revelou que o trabalho bem orquestrado e planejado é perfeitamente viável e traz bons resultados. Conseguimos mostrar para os produtores que atuamos atendendo às suas necessidades”, destaca o gerente de Estratégia de Marketing, Everson Zin.
Para a quarta fase, o foco da campanha será reforçar a importância do produto no programa de manejo do complexo de doenças e contará, mais uma vez, com a presença do personagem Ferrugem.
Fonte: S2Publicom ? Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias