Outros

BASF recebe troféu da Cotrijal por Gestão Ambiental

Iniciativas da empresa nas áreas de Stewardship, adequação e educação ambiental foram os destaques


Publicado em: 06/03/2012 às 08:20hs

BASF recebe troféu da Cotrijal por Gestão Ambiental

Uma noite antes de dar início à Expodireto Cotrijal 2012, foi realizada na cidade de Carazinho (RS) a terceira edição do Troféu Brasil Expodireto. O evento abriu oficialmente a feira e premiou as iniciativas de destaque no agronegócio durante o ano de 2011.

A BASF - uma das maiores fabricantes de defensivos agrícolas do Brasil - recebeu o troféu na categoria “Gestão Ambiental” por suas iniciativas na área de Stewardship, bem como por seu trabalho com o Programa de Adequação e Educação Ambiental Mata Viva, realizado em parceria com cooperativas agrícolas.

Nas ações de adequação ambiental do Mata Viva, produtores rurais são orientados sobre como recuperar e restaurar áreas de preservação permanente (APP), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos destas propriedades.

No que se refere à educação ambiental, o objetivo do programa é levar conhecimento a jovens de escolas públicas. Para isso, a BASF e a FEE desenvolvem três ações: o Atlas Ambiental, o Teatro e a Trilha Ecológica Mata Viva. A partir dessas iniciativas crianças e adolescentes aprendem a importância da sustentabilidade e como suas ações podem contribuir nesse sentido.

O Programa Mata Viva nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO (FEE), o foi ampliado e passou a atender agricultores e comunidades agrícolas por meio de ações de educação e adequação ambiental, com destaque para o plantio de mudas.

“Faz parte da estratégia da BASF oferecer soluções completas em proteção de cultivos para que o agricultor possa produzir mais, melhor, com mais rentabilidade, sem necessariamente aumentar a área plantada”, orgulha-se o gerente de vendas de Passo Fundo, Cleber de Vargas Castro. “Para a BASF a agricultura sustentável é um longo caminho, trabalhado em conjunto a temas estratégicos como biodiversidade, logística, rentabilidade, uso responsável de recursos naturais, tecnologia de ponta, dentre outros fatores”, argumenta o gerente.

Dentre ações de Stewardship, vale ressaltar o Programa de EPI – Equipamento de Proteção Individual, de estímulo à segurança do trabalhador rural que engloba atividades como palestras, treinamentos, distribuição de materiais informativos e vídeos educativos sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O objetivo é proporcionar mais segurança no momento de aplicação.

Outra iniciativa de sucesso refere-se à participação da BASF no Programa de Destinação de Embalagens Vazias, em parceria com o  Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). O Brasil tornou-se nos últimos dez anos uma referência mundial no assunto, já que faz a destinação correta de 95% de suas embalagens.

Por fim, a BASF também desenvolve o Projeto Química na Vida. A ação visa orientar comunidades agrícolas sobre como evitar acidentes com produtos químicos. O projeto já beneficiou diversas comunidades em municípios do interior paulista e na região do Vale do São Francisco, no Nordeste.

Representando a BASF na premiação, Cléber recebeu o troféu e comentou sua satisfação: “Receber este o troféu é o reconhecimento de um trabalho consistente realizado pela BASF. Além de auxiliar nossos parceiros e clientes na promoção de uma agricultura mais sustentável, aprendemos e identificamos oportunidades a partir de suas necessidades” finalizou o gerente.

Fonte: X Comunicação

◄ Leia outras notícias