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BASF leva tecnologia e inovação ao VI Congresso Brasileiro de Soja

Empresa é uma das patrocinadoras do evento


Publicado em: 08/06/2012 às 14:50hs

BASF leva tecnologia e inovação ao VI Congresso Brasileiro de Soja

Sob tema central “Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável”, será realizado entre os dias 11 e 14 de junho o VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) na cidade de Cuiabá-MT. A BASF, empresa química líder mundial e uma das líderes em soluções agrícolas, é uma das principais patrocinadoras do evento, que já se configura como um dos mais importantes acerca da produção de soja no País.

Para se ter uma ideia da importância da cultura no Brasil, o chamado complexo soja (grão, farelo e óleo) é responsável por aumentar as vendas externas do setor do agronegócio de US$ 517 milhões para US$ 1,200 milhões no que se refere ao valor exportado, segundo dados do último levantamento da Balança Comercial do Agronegócio divulgado em março pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O acréscimo foi de US$ 617,2 milhões, valor que superou o aumento total das exportações do mês de fevereiro de 2012, e que participa com quase 20% do valor total exportado.

A expectativa é reunir aproximadamente dois mil participantes entre produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais dos mais variados segmentos ligados à produção de soja e seus subprodutos. Durante o evento, serão debatidos temas como cenários de insumos agrícolas, mudanças climáticas, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, melhoramento genético, armazenagem de grãos, integração lavoura-pecuária e floresta, produtividade com sustentabilidade, entre outros.

Soluções BASF

Entre as soluções que a BASF apresentará do seu portifólio para o complexo soja destacam-se o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top, o Digilab 2.0 e sua versão mobile, além do Sistema de Produção Cultivance®.

O Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top, apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do controle fitossanitário, o programa de manejo com os produtos Standak® Top, Comet® e Opera® proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. Estudos no campo apontam que, se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de até 5% na produtividade. Algo em torno de três sacas a mais por hectare. “Este modelo de manejo proposto pela BASF é o único que combina práticas desde o plantio até a colheita. Na fase intermediária as plantas estão mais verdes e com mais folhas e ramos. Na terceira etapa há um alto nível de sanidade das plantas, permitindo a manutenção da área foliar o que favorece o maior enchimento das vagens, e como conseqüência o aumento da produtividade”, explica o gerente de Marketing para Feijão e Soja da BASF, Nilson Caldas.

Já o Digilab é um serviço portátil de assistência técnica e diagnóstico de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de lavouras. Uma forma de auxiliar o produtor a escolher de maneira mais rápida e precisa o procedimento adequado de prevenção ou combate. O serviço é composto por um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software, no qual um banco de dados e imagens das principais doenças nos principais cultivos agrícolas está disponível.  Desta forma, os usuários podem compartilhar imagens e esclarecer dúvidas, bem como receber diagnósticos de profissionais habilitados em um formato exclusivo de assistência técnica virtual.

A versão 2.0 do Digilab que será demonstrada durante o evento é uma evolução da anterior, uma vez que oferece ainda mais agilidade e assertividade no diagnóstico de alvos no campo, por meio de um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio e que permite a troca completa de informações. Seu software é compatível com quase todos os sistemas operacionais e as informações são mais personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada usuário.

Outra novidade é a presença de GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga ou doença. Esse tipo de informação, posteriormente, vai gerar um mapa completo de ocorrências.  Além disso, será apresentada uma versão mobile do Digilab 2.0, que possibilitará aos usuários fotografarem pragas, doenças e plantas daninhas por meio do aparelho de telefonia celular, obtendo respostas automáticas de possíveis diagnósticos da propriedade.

Todo o conceito de comunicação da BASF no evento está atrelado ao vídeo “Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”, criado pela própria empresa. Nele são apresentados dados tangíveis e comparações didáticas sobre os avanços na produção agrícola brasileira nos últimos anos, além de apontar o Brasil como responsável por produzir 40% de todo alimento do que será consumido no mundo até 2040.

Sistema de Produção Cultivance®

A BASF, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu a primeira soja geneticamente modificada genuinamente brasileira, sob a marca Cultivance®. A tecnologia oferecerá aos agricultores um novo conceito no controle de plantas daninhas proporcionando um gerenciamento e um manejo eficaz de amplo espectro de plantas daninhas. Desenvolvido para ser aplicado de maneira prática e segura, o herbicida do Sistema de Produção Cultivance® oferecerá aos agricultores conveniência e flexibilidade no período de aplicação. Uma única aplicação proporciona um controle de longa duração das ervas de folhas largas e gramíneas - incluindo aquelas de difícil controle.  Os agricultores também se beneficiarão de aspectos envolvendo a logística de máquinas e menor impacto ambiental, pois uma única aplicação de herbicida por hectare reduzirá a movimentação de máquinas e mão-de-obra, assim como serão reduzidos o uso de água e emissão de CO2 ao meio ambiente.

“A BASF acredita na importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos seus projetos a fim de levar mais inovação para o produtor rural e o Sistema de Produção Cultivance® é um exemplo disso”, finaliza o Nilson Caldas.

Fonte: XComunicação

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