Outros

BASF apresenta novas metas ambiciosas para segurança, saúde e meio ambiente

Eficiência energética e metas de emissão de gases de efeito estufa definidas para 2020 já foram alcançadas em 2011 Foco no uso mais responsável da água ?Índice de Desempenho de Saúde? irá medir as metas de expansão para proteção da saúde


Publicado em: 29/02/2012 às 08:05hs

BASF apresenta novas metas ambiciosas para segurança, saúde e meio ambiente

A BASF estabeleceu novas metas ambiciosas com foco em segurança, saúde e meio ambiente. A empresa deseja aumentar sua eficiência energética - definida como a quantidade de vendas de produtos em relação à demanda de energia primária - em todo o mundo para 35%, em 2020, em comparação com a meta anterior de 25%.

Além disso, a BASF tem por objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada de produto vendido em 40%, meta originalmente fixada em 25%. Na área de saúde ocupacional, a BASF irá medir o seu desempenho com um novo e mais amplo indicador, o "Índice de Desempenho de Saúde". Segurança continua sendo a principal prioridade para a BASF.

"Desde que a BASF atua de forma intensiva na indústria de energia, o nosso sucesso depende de assegurarmos um fornecimento competitivo em longo prazo de energia e matérias-primas. Portanto, estamos trabalhando constantemente no sentido de aumentar a nossa eficiência energética em todo o mundo", disse Margret Suckale, membro da Junta Diretiva da BASF.

Em 2011, a BASF aumentou a eficiência energética dos seus processos produtivos para 26%, em comparação com 2002. O uso de unidades com tecnologias de potência de calor e outros projetos individuais ajudou a empresa a ultrapassar a sua meta de melhorar a sua eficiência energética. "Nossa nova meta ambiciosa é melhorar a eficiência energética de nossos processos de produção em 35% até 2020", explicou o Dr. Ulrich von Deessen, presidente do Centro de Competência de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da BASF. Por essa razão, a BASF continuará a otimizar os processos em suas instalações e investir em novas unidades.

"Pretendemos também reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa em nossa produção e na cadeia de valor como um todo", disse von Deessen. Em 2011 - como em 2010 – a BASF já atingiu sua meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada métrica de produto vendido para cerca de 35%, comparado ao ano de 2002. A nova meta é reduzir as emissões por tonelada de produto vendido em 40% até 2020 em comparação com 2002. Globalmente, a empresa reduziu suas emissões de gases de efeito estufa nos negócios de químicos em 42% desde 1990 devido a inúmeras melhorias na produção.

Emissões para o ar e para a água reduzidas

A BASF também conseguiu reduzir ainda mais as emissões para o ar e para a água em comparação com 2002. Em 2011, cerca de 61%  a menos de poluentes foram emitidos para o ar (excluindo a produção de petróleo e gás). Emissões de substâncias orgânicas para a água diminuíram em cerca de 74%, de nitrogênio em 87% e metais pesados em cerca de 61%.

No negócio do petróleo e gás, a empresa do grupo BASF Wintershall tem como objetivo interromper a contínua queima do gás associado dentro de suas operações de rotina até o final de 2012 em todas suas instalações. A nova meta para Wintershall é melhorar a eficiência energética do transporte de gás natural: em 2020, objetiva reduzir as emissões de carbono relacionadas com a quantidade e a distância de transporte de gás natural em 10% em comparação com 2010. Isto será conseguido, por exemplo, por meio de um esquema de gasoduto mais eficiente em termos energéticos e a reutilização mais intensiva do calor residual na rede de transporte do Grupo WINGAS.

Outras novas metas ambientais foram definidas pela BASF para o uso responsável da água como um recurso. Em 2020, a empresa planeja reduzir pela metade a quantidade atual de água potável que utiliza para a produção em relação a 2010. A BASF também pretende estabelecer sistemas de gestão sustentável da água em todas as unidades produtivas em áreas de escassez hídrica. Nos últimos anos, a BASF teve um papel decisivo no desenvolvimento da European Water Stewardship Standard (Padrão Europeu para Segurança do Uso da Água), um padrão da indústria Europeu Voluntário para o uso responsável desse recurso.

 Foco em saúde e segurança  

A proteção de saúde será medida pela BASF em todo o mundo com a ajuda de um novo indicador, o "Índice de Desempenho de Saúde", composto por cinco critérios: relatório de doenças ocupacionais, planos de emergência médica, primeiros socorros, medicina preventiva e promoção da saúde. "Nós nunca comprometemos a segurança no trabalho diário, unidades produtivas, transporte e segurança do produto", enfatizou von Deessen. Para melhorar a segurança ocupacional e no transporte de produtos, a empresa quer reduzir o número de acidentes em 2020: os acidentes de trabalho em 80% (ano base: 2002) e acidentes de transporte em 70% (ano base: 2003).

 Nota aos editores 

No dia 24 de fevereiro de 2012, a BASF publicou o seu Relatório (BASF Report). Desde 2007, a BASF oferece um relatório anual integrado. O primeiro relatório ambiental foi lançado em 1988, o primeiro relatório anual, incluindo a ilustração compartilhada de temas econômicos, ambientais e sociais foi publicado em 2003. O relatório da BASF pode ser encontrado em: http://basf.com/group.

Fonte: XComunicação

◄ Leia outras notícias