Outros

Bahia: SESI e Veracel acertam parceria para implantar o Vira Vida no extremo-sul

O programa ViraVida, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) , vai passar a atender às vítimas de exploração sexual


Publicado em: 18/03/2013 às 12:30hs

Bahia: SESI e Veracel acertam parceria para implantar o Vira Vida no extremo-sul

O projeto chega à região por iniciativa da Veracel, que decidiu adotar o programa em razão das estatísticas, que apontam uma alta incidência de casos de abuso sexual contra jovens e adolescentes, constatado por levantamento realizado em Porto Seguro.

A reunião durante a qual foi anunciado o interesse do novo parceiro em aderir ao programa ocorreu no dia 5 de março, na sede da FIEB. À tarde, no mesmo dia, com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, foi realizada uma visita à nova sede do Vira Vida, em Salvador, quando, acompanhado do superintendente do SESI Bahia, Wagner Fernandes, Meneguelli conversou com os adolescentes que participam do programa.

Com a parceria com a Veracel o ViraVida vai oferecer a estes jovens a oportunidade de se inserir em um programa de capacitação no mercado de trabalho. A empresa vai atuar como agente contratante, articulador e também com aporte de recursos financeiros, reforçando assim sua função social e reafirmando sua parceria com o SESI Bahia.

Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, a parceria de grandes empresas como a Veracel é muito importante para expandir o programa, não só na capital, mas também em outras cidades do estado. “Há um interesse grande da empresa, há um interesse grande da comunidade, há um interesse grande da rede de enfrentamento de Porto Seguro, portanto, é absolutamente certo, que implantaremos (o programa na região)”, afirmou.

Essa parceria não somente amplia o projeto, como traz um novo componente, que é atender à comunidade indígena, que também sofre com este problema. O projeto inicialmente acolherá 50 jovens, 25 da comunidade, mais 25 de origem indígena. Será uma turma de testagem, mas a ideia é articular, junto com a Veracel, outros parceiros para dar continuidade ao projeto na região. “A Veracel entrará não só como fonte de recursos, mais como articulador com as empresas locais. Será um marco para a região e para o programa”, ressaltou Wagner Fernandes.

Segundo o coordenador do projeto na Bahia, Jeandro Ribeiro, a previsão das novas instalações em Porto Seguro será para o segundo semestre deste ano. O projeto Vira Vida, que foi implantado na Bahia em 2010, já atendeu 333 jovens o estado. Atualmente, tem 175 jovens matriculados. “Eu costumo dizer que uma das palavras de ordem do projeto é parceria, e o projeto só existe por conta da parceria do sistema S, e agora a Veracel vem se somar a esta iniciativa”, acrescentou Ribeiro.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias