Outros

Bahia mostra força da pecuária no maior evento indoor do mundo

Com estande montado e com a presença de mais de uma centena criadores de várias regiões do Estado, a Bahia está sendo um dos destaques da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2012)


Publicado em: 15/06/2012 às 16:20hs

Bahia mostra força da pecuária no maior evento indoor do mundo

Maior evento indoor da pecuária de corte do mundo, que acontece em São Paulo, até amanhã (15), no Centro de Exposições Imigrantes. No estande baiano, um mapa mostra a estrutura do Estado para o desenvolvimento da pecuária.

Convidado pela organização do evento para participar do debate sobre “As perspectivas da agropecuária moderna”, o secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, destacou a estruturação da cadeia da carne na Bahia, com a elaboração de uma planta padrão para construção de frigoríficos, aprovada pelo Ministério da Agricultura; o projeto de descentralização do abate com 23 frigoríficos sendo instalados e que vão se somar aos 30 existentes; e o programa de entrepostos frigoríficos, lançado no ano passado.

O tema foi abordado durante debate com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; o ex- secretário Agricultura de São Paulo e vice-presidente do Grupo Marfrig, João Sampaio, e a proprietária da fazenda Santa Brígida, Marize Porto Costa. O evento fez parte da programação do Congresso Internacional da Pecuária de Corte.

Acompanhado pelo diretor do Centro de Exposições Imigrantes e organizador do evento, Décio Ribeiro dos Santos, o secretário Eduardo Salles visitou os estandes de empresas e instituições das áreas de nutrição animal, genética, produtos veterinários, adubos e fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas, máquinas e equipamentos, implementos agrícolas e frigoríficos, fazendo importantes contatos.

“A pecuária baiana tem grande potencial para crescer e reúne todas as condições para atrair investimentos para o setor”, disse Salles. Ele destacou que uma das metas do governo é ampliar o rebanho bovino, hoje com cerca de 11 milhões de cabeças, “muito pequeno diante do potencial do Estado. Salles lembrou que a Bahia é grande produtora de grãos, explicando que o objetivo é transformar esta matéria prima em proteína animal.

Assinalando que a pecuária em São Paulo perde espaços para a cana-de-açúcar e outras culturas, Salles destacou as possibilidades que a Bahia oferece para novos investimentos, a exemplo dos empreendimentos que grupos paulistas já estão viabilizando na bovinocultura, no Oeste do Estado, e na integração da ovinocaprinocultura, em outras regiões.

Um dos investimentos está sendo feito pelo grupo de Décio Ribeiro, no município de Xique-Xique, e outro é da Agro Bahia, com núcleos em Juazeiro, município baiano com o maior rebanho da ovinocaprinocultura familiar; em Ibotirama, no Oeste; em Pintadas, no polo sisal, e em Jussara, na região de Irecê. De acordo com Antonio Araújo, diretor da Agro Bahia, este projeto vai integrar cerca de cinco mil ovinocaprinocultores familiares.

Toque feminino

Durante sua estada na Feicorte o secretário Eduardo Salles conheceu a experiência do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) de São Paulo, formado por mulheres que tocam empreendimentos agropecuários, além de cuidar da família.

Elogiando a iniciativa, o secretário propôs organizar um grande evento na região Oeste, convidando também o grupo Mulheres Cooperativistas, do Paraná, reunindo as mulheres dos agricultores baianos para troca de experiências. “O associativismo e o cooperativismo são importantes para o desenvolvimento da agropecuária”, disse ele.

Feicorte

A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne é o maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, destacando-se como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.

Ocupando 45 mil metros quadrados, dos quais 25 mil são reservados para cerca de quatro mil animais, a Feicorte reúne mais de 220 expositores e tem vasta programação, com cerca de 120 eventos paralelos, entre reuniões de negócios, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de varias raças bovinas, caprinas e ovinas, com oferta de genética de ponta.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias