Publicado em: 26/04/2012 às 19:30hs
O empreendimento, da Cooperativa de Produtores de Cebola de Sento Sé, tem previsão de inauguração para até o final deste ano, agregando valor à produção, criando novos postos de trabalho e gerando renda e riquezas. Resultado de convênio de cooperação técnica e financeira assinado há pouco mais de um ano entre a Secretaria Estadual da Agricultura/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a cooperativa, a indústria vai produzir pasta de cebola, cebola picada e em conserva. A indústria vai processar a cebola que, embora de boa qualidade, não é consumida pelo mercado por ser pequena e disforme, chamada de “chupeta”.
Na tarde desta quarta-feira (25), ao chegar a Sento Sé para reunir-se com produtores rurais, na programação da 27ª edição da Seagri Itinerante, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou as instalações da fábrica, que está sendo construída num terreno de três mil metros quadrados, adquirido pelos associados da cooperativa. “O que vocês estão fazendo aqui, com consultoria do Sebrae e do Senai, deve servir de exemplo para outras regiões”, disse Salles, lembrando a Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, mas ainda importa o produto industrializado de vários estados, entre eles Santa Catarina.
De acordo com o presidente da cooperativa, Arionaldo de Oliveira Lima, a indústria tem capacidade instalada para processar 4 toneladas/dia/turno de cebola, mas tem potencial para ampliação e diversificação da produção. A área plantada de cebola em Sento Sé é de 2.350 hectares. A maior parte da produção é comercializada para São Paulo
“Estamos realizando um sonho”, disse Arionaldo de Oliveira Lima, destacando que “este avanço é fruto de muito trabalho e da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura”. Ele lembrou que Sento Sé já foi o maior produtor de cebola do Estado, superado hoje pelo município de Casa Nova, prevendo que “agora, com a implantação da indústria de processamento nós devemos ampliar nosso quadro de associados, aumentar a produção e retomar a liderança”.
Parceria consolida cursos técnicos
Considerando a importância da agropecuária e do agronegócio, a Secretaria Estadual da Agricultura assinou protocolo de intenções com o Colégio Estadual Sete de Setembro, com o Sebrae/Ba e o Senai/PE, e ainda a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé, com o objetivo de desenvolver e consolidar a formação dos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Agronegócios.
De acordo com o protocolo, serão desenvolvidas ações que contribuam para aprimorar a capacitação, treinamento e estágio dos futuros profissionais. Os estágios poderão ser realizados nas unidades da Empresa Bahia de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Adab, Bahia Pesca e CDA.
De acordo com Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), e Luis Anselmo, coordenador de Desenvolvimento Agrário (CDA), informaram que os estudantes, assim como todos os jovens da cidade, poderão participar do Projeto Trilha e do Crédito Fundiário, destinados àqueles jovens que querem se tornar empreendedores, e a quem deseja comprar terra para produzir.
Cadeias produtivas
Com o auditório da Câmara de Vereadores lotado por centenas de produtores, a equipe da Seagri debateu as demandas das cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, piscicultura, apicultura do leite e da cebola irrigada.
Em resposta aos pleitos dos piscicultores, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, informou nos próximos dias técnicos da empresa vão realizar os levantamentos necessários para a implantação de kits de tanques-rede nas localidades de Paçarrão, Piri, Volta da Serra e Brejo de Fora, atendendo a centenas de pescadores.
Além do secretário e do presidente da Bahia Pesca, participaram do encontro com os produtores rurais o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Sua), Wilson Dias; o superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz; o coordenador de Desenvolvimento Agrário (CDA), Luis Anselmo; o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco, o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, e o diretor de Pecuária da Seagri, Luis Miranda.
Nesta quinta-feira (26), as reuniões serão nos municípios de Casa Nova e Juazeiro. O projeto Seagri Itinerante tem o objetivo de conhecer in loco as dificuldades dos produtores e discutir com eles as soluções possíveis, além de levar o governo para mais perto dos agricultores.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias