Outros

As líderes do setor no rol dos grandes exportadores brasileiros

Pelos dados da SECEX/MDIC relativos ao primeiro semestre de 2012, as empresas líderes da avicultura se mantêm entre os grandes exportadores, embora no período a receita cambial por elas captada tenha recuado 3,5% - acima, portanto, do recuo observado nas exportações em geral, cuja receita foi 0,92% menor no período


Publicado em: 27/07/2012 às 13:50hs

As líderes do setor no rol dos grandes exportadores brasileiros

No levantamento oficial, as exportações da Sadia continuam individualizadas e a empresa manteve a mesma colocação do primeiro semestre de 2011 – 10º lugar – com incremento de receita de quase 8%.

Quem estava na posição seguinte (11º lugar) em 2011 era a Brasil Foods (BRF). Que, neste ano, teve o lugar anterior ocupado pela JBS (8ª posição no ano passado). Isto significa que a receita da JBS caiu (quase 4%, daí o resultado negativo do grupo), enquanto a da BRF subiu perto de 4,5%.

Fechando o grupo das grandes empresas do setor se encontra, a Seara, com o melhor resultado de todas. Sua receita cambial no período aumentou quase 9%, fazendo com que a empresa saltasse da 22ª para a 17ª colocação.

A ressaltar que, não fosse a manutenção do status anterior, a BRF estaria ocupando a quarta posição (atrás apenas de Vale, Petrobras e Bunge), com receita (US$2,394 bi) que representa 2% das exportações brasileiras.

Juntas, BRF, JBS e Seara foram responsáveis por 3,8% de toda a receita cambial brasileira. Mas ficaram aquém das exportadoras de matérias-primas. Consideradas só as colocadas entre as 10 primeiras das exportações, a participação foi de 7% do total.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias