Outros

Ação do PNDS no Distrito Federal foca na capacitação das agroindústrias

Mais de 60 profissionais se inscreveram nos cursos para aprimoramento do processo de industrialização da carne suína


Publicado em: 15/06/2012 às 20:00hs

Ação do PNDS no Distrito Federal foca na capacitação das agroindústrias

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) organiza para os dias 14, 21 e 28 de junho o Programa de Capacitação Total (PCT), com foco na indústria, para produtores e agroindústrias associadas a DFSUIN.

Em parceria com a Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & SINDISUÍNOS), o Sebrae/DF  e o  Senar/DF, o programa busca temas de acordo com as demandas da região. Em Brasília, a capacitação terá o foco na indústria proporcionando cursos de cortes, de congelados e temperados e palestras sobre saudabilidade. Junto ao Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) a ação visa capacitar colaboradores dos frigoríficos ligados á entidades e também alunos da IESB.

Modelado em sistema de minicursos com temas e carga horária específicas em cada encontro, o PCT será aplicado em 3 (três) módulos um a cada dia. Os temas desenvolvidos em cada módulo foram selecionados de acordo com as principais demandas locais, escolhidos em parceria com profissionais responsáveis pela prestação de serviços de assistência técnica nas granjas associadas, público alvo do programa.

Já são mais de 60 profissionais inscritos de frigoríficos, açougues e estudantes interessados em conhecer a nova realidade da carne suína. No curso de cortes os participantes conhecerão as novidades em cortes especiais suínos. Estes mesmos profissionais além de aproveitar mais a carcaça suína irão aprender a vender para o consumidor e ensina-lo como preparar receitas com o produto que ele acaba de adquirir, fidelizando ainda mais os clientes.

Com o tema “Carne suína parceira do cardápio saudável” a consultora Thaliane Dias, nutricionista especialista em Obesidade e Síndrome Metabólica, falará aos alunos de gastronomia da IESB sobre os aspectos nutricionais da carne suína e desmistificará algumas lendas que envolvem o produto. “Cada ação que explica os benefícios da carne suína retira um pouco do preconceito sobre o produto. Os alunos que escutam os verdadeiros benefícios da carne se sentem livres para criar”, comenta. Thaliane acrescenta que em Brasília esta ação se torna ainda mais importante, por ser sede do Festival Sabor Suíno, e proporcionar aos estudantes de gastronomia um incentivo a mais para criar com o produto suíno.

A gestora do PNDS em Brasília, Daniela Albuquerque, destaca a importância da iniciativa e os retornos apresentado para o setor desde o ultimo PCT na região. “É de grande importância que os participantes entendam os novos aspectos da carne suína e a praticidade em que ela pode oferecer ao consumidor. Esta praticidade surge a partir de cursos e palestras como o PCT que incentivam o profissional a uma nova visão sobre o produto”, encerra.

Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS reforça que a realização dos PCTs específicos para agroindústrias reforça as ações já iniciadas com apoio direto do Sebrae/DF para atingir melhores resultados. “A DFSUIN tem a especificidade de reunir suinocultores e agroindústrias como associados, logo, o PNDS se molda para atender a ambos com as ações. Nesse ano conseguimos junto aos parceiros desenhar ações de capacitação efetiva para esse elo da indústria no DF como implantação de BPF e sistema de gerenciamento interno (ERP)”, encerra.