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ALL expande ferrovia e inaugura complexo intermodal em Rondonópolis

Com investimento de R$ 880 milhões, a expansão da ferrovia deve melhorar o escoamento de grãos do Mato Grosso ao porto de Santos (SP)


Publicado em: 19/09/2013 às 18:20hs

ALL expande ferrovia e inaugura complexo intermodal em Rondonópolis

A América Latina Logística (ALL) inaugura hoje (19) a expansão da sua malha ferroviária até o município de Rondonópolis (MT) e o maior centro intermodal do País, o Complexo Intermodal Rondonópolis (CIR). A construção dos 260km de trilhos que ligam Alto Araguaia a Rondonópolis aproxima a ALL da fronteira oeste do Brasil, aumenta a eficiência do escoamento de cargas no maior corredor de exportação de grãos do País – do Centro Oeste para o Porto de Santos – e expande o potencial da ferrovia como solução logística para a competitividade do Brasil.

Localizado na rodovia BR163, a 28 km do centro de Rondonópolis, o Complexo Intermodal faz parte do Projeto Expansão Malha Norte, obra que integra o PAC2 – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e um dos maiores projetos ferroviários desenvolvidos e financiados pela iniciativa privada no Brasil. A obra do terminal e da expansão da ferrovia foi iniciada em 2009 e demandou investimento de R$ 880,00 milhões por parte da ALL. No ano passado, a companhia inaugurou uma primeira fase da obra, possibilitando a operação da ferrovia em Itiquira (MT).

Com uma área total de 385,10 hectares (equivalente a 900 campos de futebol), o Complexo Intermodal Rondonópolis será inaugurado com a operação do novo terminal da ALL, que começa a operar com capacidade de carregamento de 120 vagões graneleiros a cada 3,5 horas. “A ALL acredita na ferrovia como solução para a competitividade do país e tem orgulho de ser hoje o maior provedor logístico do Estado do Mato Grosso. Já conquistamos excelentes resultados operacionais com a entrega da primeira fase, e não temos dúvidas da contribuição do projeto para o escoamento de cargas para exportação”, afirma Alexandre Santoro, presidente da ALL.

Além do terminal da ALL, cerca de outras 20 empresas também irão instalar terminais e indústrias no Complexo, com um investimento adicional estimado em R$ 700 milhões nos próximos cinco anos. Entre elas, está a Brado Logística, subsidiária da ALL para o transporte intermodal de contêineres, que já está operando seu terminal no Complexo Intermodal Rondonópolis, cuja capacidade de movimentação chega a 240 TEUs (Tonelada equivalente a 20 pés) por ano.

A ALL afirma já ter investido mais de R$ 11 bilhões na ferrovia, a valores de hoje, obtendo um crescimento médio do volume transportado de 10% ao ano. E, para aumentar a capacidade da malha ferroviária no corredor de Mato Grosso a Santos, está em andamento o projeto de duplicação de parte da Malha Paulista, que irá quase triplicar a capacidade do trecho Campinas-Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa ALL

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