Outros

Agrária reforça a produção de malte

O protocolo de intenção foi assinado na semana passada pelo diretor-presidente da cooperativa, Paul Illich, e o governador do estado, Beto Richa


Publicado em: 13/08/2012 às 13:30hs

Agrária reforça a produção de malte

A cooperativa Agrária, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (Região Central do Paraná), deve investir R$ 210 milhões na expansão da produção de malte a partir do próximo ano. O objetivo do investimento é agregar maior valor à produção de cevada cervejeira e ampliar o volume de industrialização. O protocolo de intenção foi assinado na semana passada pelo diretor-presidente da cooperativa, Paul Illich, e o governador do estado, Beto Richa.

Hoje, a cooperativa produz 50% da cevada (malte) brasileira, ou 240 mil toneladas por ano. O investimento permitirá o incremento de 80 mil toneladas na produção (30%) e irá criar cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos.

Para acompanhar a industrialização, a Agrária planeja ampliar a área de cevada plantada de 40 mil hectares para 100 mil hectares em até oito anos. Caso ocorra, o Paraná se consolidará como maior plantador nacional de cevada - o estado ainda não é autossuficiente na cultura.

De acordo com informação do governo estadual, parte do recurso é proveniente do programa Paraná Competitivo de incentivos fiscais para novos investimentos. No ano passado, outro convênio pelo programa permitiu que a cooperativa ampliasse a indústria de processamento de milho da unidade – investimento de R$ 124 milhões. A nova fábrica terá capacidade de 180 mil toneladas por ano e deve estar pronta até a próxima safra de verão.

Fundada por imigrantes de origem alemã, a Agrária tem 550 cooperados, 1,2 mil funcionários e três unidades de armazenagem, com produção de 671,9 mil toneladas de grãos por ano. O valor do investimento não foi confirmado pela empresa.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias