Outros

Agronegócio impulsiona vendas no interior

O faturamento dos supermercados nas cidades do interior do Brasil cresceu mais do que o registrado pelos nas capitais, de acordo com estudo da consultoria Nielsen


Publicado em: 15/05/2012 às 08:10hs

Agronegócio impulsiona vendas no interior

As vendas nas cidades médias e pequenas cresceram 13,3% no ano passado. Nas capitais, a expansão foi de 7,8%. "O avanço do agronegócio está entre as principais causas do aumento do poder de compra", diz a analista de mercado da Nielsen, Mariana Andrade.
 
IPC - Com isso, as cidades maiores vêm perdendo participação no Índice de Potencial de Consumo (IPC), que passou de 35% para 33% entre 2010 e 2011. Na outra ponta, cidades interioranas abocanham fatia maior do faturamento total do setor, com participação de 48%.
 
Localidades - Na divisão por localidades, o destaque nas vendas das cidades do interior ficou com a Região Centro-Oeste, que apresentou expansão de 25%, seguida da região Sudeste, com 16,1% entre 2010 e 2011. "Há uma desconcentração do consumo nas capitais e um crescimento mais acelerado nas pequenas e médias cidades. Esse fenômeno já vinha ocorrendo, mas no ano passado ficou mais evidente", afirma Mariana.
 
Consumo qualitativo - A pesquisa também mostrou tratar-se de um crescimento de consumo qualitativo. Ou seja, os moradores das cidades menores começam a optar por categorias de produtos mais sofisticados. Destacam-se as vendas de pratos semiprontos, molhos especiais, sorvetes, queijos cremosos, geleias e cereais em barra. O estudo foi apresentado na última semana durante a Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias