Outros

A nova face das cooperativas

Melhorar a rentabilidade do produtor e valorizar o seu produto são alguns dos benefícios que a industrialização pode proporcionar aos agricultores


Publicado em: 03/07/2012 às 09:50hs

A nova face das cooperativas

Hoje, grandes cooperativas já produzem café, suco de laranja, margarina, entre outros itens que já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Flávio Turra, gerente técnico da Ocepar, afirma que a industrialização está em um processo de crescimento e que já se mostra consolidada no mercado varejista. ''Com o valor agregado sobre o produto, a margem de lucro do produtor aumenta'', explica.

Especialização - Paulo César Dias, analista de mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), afirma que os estados do Paraná, Santa Catarina, Goiás e São Paulo estão se especializando na industrialização de produtos. ''O próximo passo é conquistarmos o mercado externo'', sublinha Dias. José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, afirma que esse segmento tem trazido uma boa rentabilidade para a cooperativa. Dos R$ 6 bilhões do faturamento total da cooperativa em 2011, o setor industrial participou com R$ 600 milhões.

Fonte: Folha de Londrina

◄ Leia outras notícias