Publicado em: 21/08/2020 às 09:00hs
Nos últimos anos as inconstâncias climáticas obrigaram o produtor rural a recorrer a sistemas de irrigação para garantir sua produção. Entre os métodos de irrigação utilizados, a irrigação por gotejamento vem se destacando como um método eficaz e de alto nível tecnológico.
Devido a suas características, a irrigação por gotejamento é utilizada não apenas como fornecedor de água nas culturas, mas também como um método eficiente de aplicação de fertilizantes (nutrirrigação). No entanto, com a necessidade em se reduzir os custos de produção da cultura, sem que haja danos ao meio ambiente, muitos produtores que possuem o gotejamento em suas lavouras passaram a adotar a tecnologia “Drip Protection”.
O “Drip Protection” é uma tecnologia desenvolvida pela Netafim, em que é possível aplicar moléculas químicas, orgânicas e produtos biológicos através dos equipamentos de injeção do sistema de irrigação por gotejamento.
Neste sentido, vários trabalhos em campo e experimentos científicos foram e continuam sendo realizados com o intuito de agregar outros sistemas de irrigação por gotejamento na cana-de-açúcar. As informações acumuladas em diferentes locais nos últimos anos mostram que já existe um vasto uso desta aplicação, muitas foram validadas em projetos experimentais acompanhadas pela Netafim em conjunto com as empresas desenvolvedoras dos defensivos e outras com base em testes simples avaliados em campo.
Por exemplo, em trabalhos realizados em quatro unidades produtoras nos estados de São Paulo e Minas Gerais mostrou-se que o uso do ingrediente ativo Tiametoxan via sistema de irrigação por gotejamento é eficiente para o controle das cigarrinhas das raízes (Mahanarva fimbriolata), obtendo um nível de controle igual a pulverização terrestre.
Para outra importante praga do solo, como o Sphenohorus levis, a injeção do Etiprole e Tiametoxan + Lambda Cialotrina sob a aplicação pelo sistema de gotejamento reduziu a população dessa praga de 6,0% para 2,0% dos campos de produção de outra usina localizada em São Paulo.
Na região nordeste do país, vários trabalhos foram realizados para o combate de pragas, principalmente no caso da broca gigante (Telchin licus), considerada a principal da região.
Em trabalhos científicos e com validação a campo observou-se o controle próximo a 90% dessa praga com a aplicação do Rynaxapyr, via sistema de irrigação por gotejamento.
No entanto, o controle das principais pragas não é um fator de êxito apenas de produtos químicos, o uso de produtos biológicos também vem demonstrando excelentes resultados quando aplicados via gotejamento.
Em trabalhos realizados por uma empresa de consultoria agronômica em parceria com a Netafim, na região nordeste, o uso de Beauveria bassiana para controle da broca gigante demonstrou eficiência de controle acima de 80%, quando aplicado via gotejamento.
Com tantos resultados positivos espalhados nas mais diversas regiões de produção de cana-de-açúcar no Brasil, podemos concluir que o uso da tecnologia “Drip Protection” é uma excelente ferramenta para proteger a cultura das principais pragas de maneira prática, eficiente e amigável ao meio ambiente.
Figura 02. Área atacada pela broca gigante (T. lichus) (direita) e área com Drip Protection (esquerda)
Figura 3. Foto aérea de área com infestação de Sphenophorus levis (esquerda) e foto da mesma área após o uso do Drip Protection (direita)
Por Daniel Pedroso, Especialista Agronômico Netafim
Fonte: Netafim
◄ Leia outros artigos