Nutrição Animal

Rabobank: Desafios para ingredientes de ração nos EUA

De acordo com o banco holandês Rabobank, por muitos anos, a indústria de ração animal dos Estados Unidos confiou nas importações quando se tratava de micro ingredientes


Publicado em: 15/09/2020 às 18:40hs

Rabobank: Desafios para ingredientes de ração nos EUA

No entanto, como resultado da Covid-19 e de outros desafios econômicos, a estrutura e a dinâmica do setor estão mudando. No final de 2019, as importações de vitaminas dos EUA caíram cerca de 8% no ano. Vários fatores resultaram nesse menor volume de importação. Os preços da vitamina A aumentaram entre 2018 e 2019, conforme a produção diminuiu na Alemanha, devido a um incêndio em uma grande fábrica. 

Nesse ínterim, a propagação da peste suína africana (PSA) aumentou as preocupações com a importação de micro ingredientes de regiões que haviam sofrido surtos do vírus. Além disso, as tensões comerciais com a China aumentaram ainda mais o preço de ingredientes essenciais para rações em cerca de 21% em 2018, em comparação com 2017. E mais recentemente, a Covid-19 reduziu ainda mais a quantidade de importações no início de 2020, quando a China passou por medidas de quarentena que restringiu as operações em fábricas e portos. Isso resultou em um aumento de 20% nos preços nos primeiros dois meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, conforme aponta o estudo do Rabobank.

Estratégias de curto e longo prazo para alimentação animal

A China, o maior produtor mundial de vitaminas e aminoácidos, representa cerca de 86% das importações de vitaminas dos Estados Unidos, com um valor médio de US $ 1 bilhão em três anos. A produção é altamente concentrada na China, pois os incentivos governamentais e as economias de escala ajudam a tornar os produtos chineses mais competitivos do que os de outras regiões. Qualquer outra interrupção na produção chinesa teria um impacto nos preços globais e na disponibilidade do produto. Ao diversificar as compras no curto prazo, a indústria pode mitigar alguns dos riscos no que diz respeito à disponibilidade do produto. No curto prazo, o setor deve considerar a compra de produtos de diferentes regiões da Ásia, como Coreia do Sul e Índia, enquanto na Europa, Reino Unido e Alemanha também oferecem diversos produtos. No entanto, a diversificação provavelmente terá um preço.

Mudanças estruturais de longo prazo podem significar que os EUA dependem menos das importações e aumentam a produção doméstica de micro ingredientes. Nos próximos anos, a população de gado e aves domésticas dos EUA provavelmente continuará a crescer, já que o país continua sendo um dos produtores mais competitivos do mundo. O investimento na produção nacional de ingredientes para rações limitaria a potencial perturbação de disputas geopolíticas e poderia adicionar outra camada de biossegurança.

Outra estratégia de longo prazo é o investimento contínuo em novos ingredientes para rações, o que também pode ajudar a diminuir a dependência de micro ingredientes importados e até mesmo reduzir a necessidade de outros subprodutos. Os novos ingredientes da ração têm vários benefícios. Produtos como antioxidantes ajudam a garantir a qualidade da ração e evitam a degradação das vitaminas. Ao mesmo tempo, as enzimas ajudam a absorver os nutrientes dos alimentos, utilizando vitaminas dos ingredientes dos alimentos de forma mais eficiente. Não apenas a absorção de nutrientes e a qualidade desempenham papéis importantes; o uso de novos ingredientes para ração ajuda a reduzir a quantidade de ingestão de ração necessária para manter as vitaminas e outros requisitos por espécie, enquanto reduz o impacto ambiental. Uma combinação de novos ingredientes da ração ajudará a reduzir o custo da ração nas operações de alimentação e a melhorar a taxa de conversão alimentar.

Diferentes tecnologias foram desenvolvidas para produzir vitaminas, mas a maioria é produzida como parte de um processo químico maior, tornando-as subprodutos. O investimento em capacidade adicional pode ser caro, especialmente para um subproduto. Portanto, economias de escala são necessárias para produzir a preços competitivos. Além disso, a regulamentação tende a ser mais rígida nos Estados Unidos, em comparação com outras regiões. No entanto, a inovação em biotecnologia continua a prosperar e isso pode oferecer soluções para a produção de vitaminas a um custo menor.

Seguindo em frente ...

A indústria de ração animal está se adaptando às recentes interrupções na cadeia de abastecimento - e é provável que continuem em 2021. A dependência internacional das importações de micro ingredientes foi perturbadora devido à falta de diversificação dos fornecedores. Além disso, os subprodutos de origem local são suscetíveis a outros choques da indústria - neste caso, a indústria de energia e de consumo - reduzindo a disponibilidade do produto e aumentando o custo. Portanto, nos próximos meses, nossa pesquisa sobre ração animal se concentrará na diversificação de fornecedores e no investimento em alternativas de ração, observando as seguintes publicações:

Perspectivas para 2021. A demanda por ração animal está mudando rapidamente entre as espécies como resultado das interrupções da Covid-19. Conforme as operações de alimentação fazem ajustes, isso terá um impacto na demanda de ingredientes para rações animais. A demanda por ingredientes mais estáveis ​​e de alta energia em relação ao DDGS e outros subprodutos provavelmente mudará à medida que as preocupações com futuras interrupções aumentem os incentivos para os macro ingredientes tradicionais.

Importações de vitaminas e aminoácidos dos EUA. Entre os ingredientes da ração, a produção de vitaminas e aminoácidos é altamente concentrada na Ásia, especialmente na China. Os EUA foram afetados por tarifas comerciais e recentes interrupções da Covid-19. A indústria precisa repensar a origem e a produção desses micro ingredientes.

Demanda de Aminoácidos em Dietas Animais. Os aminoácidos essenciais são fundamentais para o desenvolvimento animal. À medida que aumentam as economias de escala para os aminoácidos sintéticos, seu custo diminui, tornando-os fontes de baixo custo de suplementação de aminoácidos limitantes na dieta animal. Dependendo do custo dos ingredientes tradicionais, a substituição por aminoácidos sintéticos pode aumentar ou diminuir.

Fonte: Rabobank

◄ Leia outras notícias