Nutrição Animal

Manejo nutricional correto de bezerras beneficia produção de leite

Especialistas da Trouw Nutrition explicam o conceito LifeStart, que traça diretrizes para o bom desenvolvimento de bezerras com benefícios diretos na produção de leite no futuro


Publicado em: 10/09/2020 às 14:20hs

Manejo nutricional correto de bezerras beneficia produção de leite

Desenvolvimento, fertilidade e boa produção de leite são parâmetros decisivos para a produtividade na pecuária leiteira. “Para alcançar esses objetivos, os cuidados com os animais precisam começar desde cedo e a atenção à fase inicial da criação pode representar importantes ganhos no futuro”, explica Marília Ribeiro, responsável pelo projeto Dra. Sprayfo na Trouw Nutrition Brasil.

Além da predisposição genética e fatores ambientais, que podem impactar o desenvolvimento dos animais, há também mudanças influenciadas pelo meio ambiente, modificando, dessa forma, o funcionamento dos genes. Esse fenômeno é conhecido como epigenética.

Segundo o artigo “Programação metabólica: antecedentes e potencial impacto na pecuária de leite”, realizado em 2010, a programação metabólica é definida como um estímulo intrauterino e / ou pós-natal precoce, que ocorre em especial durante um período crítico de desenvolvimento, refletindo na vida adulta deste animal.

Em seres humanos e roedores, a programação metabólica já é bem estudada e estabelecida. Embora haja diferenças entre o metabolismo das espécies, a programação também tem efeitos marcantes em ruminantes. “Especialmente durante as primeiras semanas de vida do animal, o fornecimento adequado de nutrientes é essencial para a excelência na produção futura”, destaca Sinara Gomes, também responsável pelo projeto Dra. Sprayfo.

A Trouw Nutrition, umas das líderes globais em nutrição animal, destaca a importância do investimento no início da vida dos bovinos de leite e fornece aos produtores orientações técnicas de manejo de bezerras com o objetivo de torná-las vacas altamente produtivas. 

“ O LifeStart é um programa com foco na saúde e no desempenho das bezerras a partir de um plano de alimentação de qualidade. Os protocolos nutricionais atendem à necessidade das bezerras, proporcionando melhor crescimento muscular, ósseo, glandular, além do fortalecimento do sistema imunológico com o uso de boas práticas e atenção aos principais pontos críticos da criação”, pontua Marília Ribeiro.

Os sucedâneos lácteos compõem uma importante ferramenta nessa fase, pois aceleram o desenvolvimento corpóreo e resultam em animais sadios. “É perfeitamente possível planejar estrategicamente a nutrição de cada animal, corrigindo o fornecimento de sólidos via sucedâneo lácteo e incrementando o consumo de matéria seca. Assim, ele atingirá todo o seu potencial máximo durante a fase de aleitamento e será uma vaca produtiva no futuro”, completa Sinara Gomes.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias