Maquinas e Implementos

Tratoristas dê atenção aos pneus

Disponível nos revendedores, o Manual Goodyear Farm do Tratorista traz 10 dicas importantes de conservação para ampliar a vida útil do pneu


Publicado em: 31/05/2013 às 07:00hs

Tratoristas dê atenção aos pneus

O Brasil está entre os países que mais avança no sistema de mecanização agroflorestal em todo o mundo. O parque de máquinas cresce a cada dia, em números e em tecnologia. De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea), o primeiro trimestre de 2013 superou em muito o mesmo período do anterior: a venda de tratores de rodas teve incremento de 26,7 %, a de cultivadores motorizado, 13%, e de colhedoras, 55,2%. 

Independentemente de pequeno, médio ou grande porte, os cuidados com esses equipamentos são prioridade. Sempre pensando em melhorar seu relacionamento com os clientes, a Titan Pneus do Brasil, detentora da marca Goodyear Farm, disponibiliza aos produtores um manual com informações e orientações fundamentais para a conservação dos pneus agrícolas. Os “10 Mandamentos do Tratorista Agrícola” foi desenvolvido com base nas principais falhas ocorridas no dia-a-dia das fazendas.

De acordo com Leandro Pavarin, Gerente de Vendas Brasil, alguns cuidados básicos muitas vezes são desrespeitados  e comprometem a qualidade do produto e, por consequência, do equipamento. “Por exemplo, a escolha incorreta do pneu pode influenciar no desgaste prematuro de máquinas e implementos, além de apresentar custos mais elevados em decorrência das constantes trocas do conjunto de pneus.”

Outras dicas destacadas por Pavarin são: armazene os pneus à sombra, longe de óleos, graxas e derivados do petróleo, pois são capazes de absorver esses produtos químicos facilmente, degenerando o composto de borracha e tornando-os impróprio para o uso - o mesmo corre com o calor e a luz -; verifique a pressão de ar utilizando um calibrador adequado (água/ar) devidamente aferido e mantenha a válvula sempre em bom estado de conservação; e não rode com os pneus em asfalto e solo compactado em velocidades superiores a 8 km/h.

Fonte: S2 Publicom

◄ Leia outras notícias