Publicado em: 27/07/2012 às 07:35hs
Em tempos de crescente mecanização do plantio e da colheita de cana-de-açúcar, as indústrias se lançam à constante atualização tecnológica de suas máquinas e equipamentos. Essa é uma característica dos produtos que estarão expostos na edição deste ano da Fenasucro & Agrocana - XX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, promovidas pela Reed Multiplus, associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) e pelo Sindicato Rural de Sertãozinho, de 28 a 31 de agosto.
O crescente avanço da mecanização nesse setor tem como marco junho de 2007, quando representantes da UNICA e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente assinaram o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, definindo a extinção da prática da queima para o corte manual da cana. Em São Paulo, principal pólo do setor sucroenergético, 65% das usinas já adotaram a mecanização da colheita em seus canaviais, levando as indústrias a investirem nesse mercado.
A Baldan exibe produtos destinados a otimizar o preparo e o cultivo do solo para a cana-de-açúcar, com vistas à produção sustentável – monitores e sensores indicam a exata quantidade dos corretivos de que o solo necessita, sem desperdício ou sobrecarga ao meio ambiente. A empresa também está lançando uma plantadora de grades especiais e transbordo para aplicações em tratores de 600 HP.
Um sistema completo de mecanização agrícola para as lavouras de cana-de-açúcar é o que oferece a Santal, com plantadora de cana picada, colhedora de pneus e esteira e veículos de transbordo (de 6, 7 e 10 toneladas de carga), além de veículos de transbordo sobre caminhão (de 10, 12 e 13 toneladas de carga). Desde janeiro, a Santal integra o grupo de empresas da AGCO de equipamentos agrícolas, que também detém as marcas Challenger, Fendt, Valtra e Massey Ferguson.
A Case IH expõe novos modelos de trator, entre eles a mais recente versão da família Maxxum, os tratores da série Puma – com certificação Tier III e sistema de injeção eletrônico que permite um baixo consumo de combustível – e novos modelos de tratores da família Magnum, que garantem melhor relação entre potência e consumo de combustível. A empresa oferece também novas colhedeiras de cana: uma que promete melhorar a rentabilidade da colheita no canavial e a outra, uma nova categoria de colhedoras de cana com bitola de 1,36m, que viabiliza a colheita mecanizada em áreas plantadas com espaçamentos reduzidos. Expõe ainda uma enfardadeira de operação simplificada e manutenção fácil.
www.fenasucroeagrocana.com.br
Fonte: 2PRÓ Comunicação
◄ Leia outras notícias