Publicado em: 11/05/2012 às 17:30hs
O Museu de Máquinas Agrícolas irá retratar a evolução da agricultura brasileira com a exposição de máquinas e implementos utilizados por trabalhadores rurais ao longo do tempo.
A criação do Museu, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin na cerimônia de abertura da 19ª Agrishow, já recebeu a primeira doação. A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, revelou a primeira peça durante o 4º Encontro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, no dia 4 de maio, realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico. Trata-se de um Trator Farmall 1947, primeiro modelo americano importado para o Brasil da empresa TMA que integra o grupo Tracan - montadora Case -, com sede em Ribeirão Preto. A máquina, que está na Concessionária Tracan de Araçatuba, foi doada presidente do grupo, Artur Monassi.
Segundo o empresário, a história da Tracan teve origem na Agrishow. Fundada em 2007, Monassi conta que foi por causa da feira que montou a indústria TMA, fabricante de equipamentos para colheita de cana e grãos. “A empresa foi concebida dentro da Agrishow, vendo as possibilidades que o setor oferecia. Acho importante que a primeira doação venha de Ribeirão Preto, que é a sede da feira”, disse o empresário em entrevista.
Ainda sem data para ser inaugurado, o Museu das Máquinas Agrícolas ficará na Fazenda Experimental, em Ribeirão Preto, onde a Agrishow é realizada.
Fonte: SAA SP - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
◄ Leia outras notícias