Publicado em: 06/03/2013 às 08:00hs
O Rio Grande do Sul está entre os primeiros colocados na produção leiteira no Brasil com quase 3,9 milhões de litros produzidos anualmente de acordo com a Embrapa Leite (dados 2011). A produção cresceu mais de 66,5% em oito anos, sendo o noroeste do estado o maior precursor deste aumento. Um dos grandes desafios é a elevação da produtividade e o setor precisa incorporar novas tecnologias e técnicas de manejo.
Nesse cenário, a Massey Ferguson, focada em contribuir com os sistemas produtivos que combinem eficiência econômica e preservação dos recursos naturais e biodiversidade, além de atender as principais necessidades dos produtores e pecuaristas, amplia as opções de equipamentos para enfardamento de palha, feno ou forragem ao mercado com o lançamento de linhas completas de produtos. Os equipamentos entram para a família da enfardadora MF 2170, lançada em 2011, e incorporam as tecnologias globais patenteadas pela AGCO.
Na Expodireto Cotrijal 2013, promovida de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque (RS), dois modelos de máquinas da Massey Ferguson chegam para completar o portfólio que a empresa oferece ao mercado. Um deles é a enfardadora de fardos retangulares MF 1837. Nas dimensões 3x4, o equipamento foi configurado para oferecer alta produtividade em tonelada/hora e segurança operacional e é direcionado às áreas de pastagens e forragens, com fluxo de alimentação direta e um sistema de recolhimento diferenciado, que possui recolhedor de perfil baixo e câmaras que prensam e distribuem de forma igual o material nas fatias.
Na mesma linha, a MF 1745, enfardadora de fardos cilíndricos, que é referência nos Estados Unidos, chega também ao Brasil para a feira. É um equipamento versátil, que trabalha com a proporção 4x5, utilizado principalmente para silagem, biomassa e outros tipos de capins, e possui câmara de fardo variável que permite a produção de diferentes tamanhos, de 762 a 1.524 mm de diâmetro. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material, se ajustam para acomodar a quantidade recebida. Para finalizar, o equipamento disponibiliza ainda sistema de amarração automático com acionamento elétrico.
“Esse tipo de operação de enfardamento de capim para posterior alimentação do rebanho é uma prática difundida em algumas regiões do Brasil, porém está em franco crescimento, principalmente em períodos que os grãos são mais valorizados, como atualmente. A fenação para trato animal é uma maneira de o produtor manter a reserva de alimento para o rebanho por meio do armazenamento destes fardos”, explica Roberto Ruppenthal, gerente de marketing do produto da Massey Ferguson. “As novas enfardadoras apresentam a melhor relação custo-benefício, pois apresentam alta capacidade de enfardamento, aliada a baixo custo operacional, oferecendo ao produtor as condições ideais para viabilizar esta atividade e acrescentar rentabilidade ao negócio”, acrescenta.
Segadoras e Enleiradoras
Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos que iniciam este processo de enfardamento. São dois modelos de segadoras: uma de sete discos de corte, a MF DM 1309, e outra de cinco discos, a MF DM 1358, que possibilita a acoplagem do acondicionador de dedos MF KC 1358. “Ambos os modelos contam com alta tecnologia e capacidade de corte, uniformidade no trato do material e baixo consumo de potência”, observa Ruppenthal.
Na continuidade do processo, depois que a palha estiver cortada e seca, a Massey Ferguson disponibiliza três opções de equipamentos para enleirar, sendo dois modelos de rotor único – o MFRK 3814 DN e o MFRK 3802 -, e outro com dois rotores - o MFRK 3875. “Os enleiradores da marca estão preparados para trabalhar tanto com material para o trato animal, quanto com materiais destinados à biomassa, atividade que exige alta capacidade de recolhimento deste tipo de maquinário”, acrescenta o gerente. Os modelos foram projetados para oferecer alta robustez, resistência operacional e versatilidade, ideais para trabalhos com materiais secos, pesados ou úmidos, além de oferecer facilidade de operação e eficiência nas atividades.
Na Expodireto 2013, as enfardadoras, segadoras e enleiradoras apresentadas pela Massey Ferguson são equipamentos que atendem perfeitamente às necessidades dos produtores rurais do noroeste do Rio Grande do Sul. “É como se estes equipamentos tivessem sido talhados para as demandas gaúchas”, lembra o gerente. Mas a aplicabilidade dos produtos levados pela marca à Expodireto deste ano extrapola os limites do Rio Grande do Sul. “As indústrias que trabalham com leite estão ampliando as instalações em várias regiões do Brasil. Este é um bom momento para o pecuarista do segmento leiteiro invista no seu negócio”, aposta Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.
Sobre a Massey Ferguson
A marca Massey Ferguson é líder no mercado brasileiro de tratores há mais de 51 anos ininterruptos. É fabricada pela AGCO, maior fabricante de tratores da América Latina e a maior exportadora do produto do Brasil. Os tratores, colheitadeiras e implementos Massey Ferguson são exportados para mais de 80 países, com atuação destacada nos Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Chile e África do Sul. As fábricas no Brasil ficam no Rio Grande do Sul: Canoas (tratores), Santa Rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (implementos). www.massey.com.br.
Fonte: S2Publicom
◄ Leia outras notícias