Maquinas e Implementos

Massey Ferguson apresenta na Expodireto Cotrijal a colheitadeira mais versátil do mercado brasileiro

Com conceito revolucionário para a agricultura brasileira, a MF32 SR tem sistema híbrido de processamento, maior capacidade operacional e baixo nível de perdas na colheita de diferentes tipos de grãos


Publicado em: 06/03/2013 às 11:20hs

Massey Ferguson apresenta na Expodireto Cotrijal a colheitadeira mais versátil do mercado brasileiro

Na região Sul do país, o estado que apresenta a maior expectativa de crescimento da colheita 2012/2013 é o Rio Grande do Sul. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a previsão é de um crescimento de 34,1% ante a safra anterior. Os produtores gaúchos esperam colher 28 milhões de toneladas de grãos neste início de ano. Não-Me-Toque reflete este otimismo e recebe a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do setor, que acontece entre os dias 4 e 8 de março. Apostando no potencial agrícola do estado, a Massey Ferguson apresenta na feira uma de suas inovações: a colheitadeira MF32 SR.

Desenvolvido no Brasil e voltado às especificidades da agricultura nacional, o novo modelo de colheitadeira da marca tem vários diferenciais, como o sistema híbrido de processamento (o modelo conta com dois rotores responsáveis pela separação dos cereais e permitindo a colheita de diferentes tipos de grãos, como milho, soja, trigo e arroz).

Segundo Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson, o mercado gaúcho é dos mais indicados para a apresentação da colheitadeira MF32 SR. “A máquina está de acordo com as especificidades do cultivo de grãos no Rio Grande do Sul, caracterizado pela produção diversificada e pelo tipo de topografia. É uma máquina apta a colher as principais culturas do estado e do País.”

Maior produtividade, menos perdas

A exclusiva versão SR apresenta um novo design no capô traseiro. Montado sobre chassis garante o perfeito alinhamento dos conjuntos. Em terrenos inclinados, o sistema de limpeza de dupla cascata, em conjunto com divisores altos, evita o transbordo de grãos de uma seção a outra, diminuindo consideravelmente as perdas e aumentando a produtividade. “A MF32 SR amplia a capacidade de trabalho em até 40%, reduzindo os níveis de perdas totais da colheita a quase zero”, acrescenta o gerente de marketing do produto da Massey Ferguson, Roberto Ruppenthal. Outro aspecto importante desta máquina é o sistema de retrilha realizado pelo batedor traseiro, o qual permite uma perfeita qualidade de grãos.

O diferencial do modelo aparece também no motor AGCO POWER 620 DS de 200 cv. O alto torque oferece à máquina a maior potência do mercado, com maior economia de combustível. O equipamento está disponível para todas as versões 4x2 e 4x4, com rodagem dianteira simples ou dupla, podendo vir equipado de fábrica com o sistema de agricultura de precisão Fieldstar. A MF32 SR amplia a gama de opções de colheitadeiras Massey Ferguson ao produtor, que já conhece a MF 5650 SR, dotada de transmissão hidrostática e tração 4x4, e indicada especificamente para a cultura do arroz irrigado. A máquina é pioneira no conceito híbrido de processamento de grãos, utilizando a separação por rotores.

Nova geração de rotores e aumento da potência disponível para colheita

As colheitadeiras axiais da Massey Ferguson MF 9690 ATR II e MF 9790 ATR II recebem a segunda geração dos rotores de tecnologia avançada (ATR, na sigla em inglês), que são os mais longos do mercado. Com a novidade, as máquinas classes 6 e 7, respectivamente, respondem com produtividade ainda maior para a lavoura.

Pioneiras no acionamento hidrostático do rotor, a característica garante a manutenção de uma rotação constante selecionada, independente das oscilações do motor ou da alimentação. Com estes recursos, a trilha e a separação são realizadas de maneira uniforme. O sistema não tem embreagens, polias ou correias, proporcionando uma operação mais simples.

A Massey Ferguson também inova ao introduzir em suas colheitadeiras axiais MF9690 e MF9790 ATRII uma nova geração de motores, o 84 Wi (Waste Gate Turbocharger) que segue as versões mais modernas dos motores automotivos. O produtor rural busca atualmente tecnologias que aumentam a capacidade produtiva de suas áreas agriculturáveis é por este motivo que a Massey Ferguson aprimorou este dispositivo de suas colheitadeiras axiais que oferecem agora um desempenho superior, maior eficiência no consumo de combustível e ainda um aumento da estabilidade no funcionamento dos sistemas da máquina.

“A demanda por maior capacidade nas máquinas frente às novas cultivares de soja e algumas condições climáticas foram o parâmetro para este novo escalonamento de potencia. Com isso, a Massey Ferguson apresenta o pacote tecnológico para seus modelos de axiais, introduzindo o que se tem de mais moderno e tecnológico em termos de capacidade de colheita e qualidade de grãos”, explica Ruppenthal.

Soluções para colheita

Massey Ferguson mostra também na Expodireto Cotrijal 2013 as plataformas de corte de grãos DynaFlex 8250, mais leves, com menor número de componentes móveis e o exclusivo acionamento das caixas de navalhas por cardã (gerando até 400% mais torque), reduzindo custos de manutenção e aumentando a durabilidade. Além disso, inovações no sistema de corte e flexibilidade permitem o trabalho nas mais variadas culturas em diferentes condições de solo.

Já para o milho, a Massey Ferguson disponibiliza suas plataformas Série 3000, com exclusivo sistema Cyclone, caracterizado pela montagem de roçadeiras em espaçamentos reduzidos (mínimo 45 cm e máximo 90 cm) em cada unidade colhedora, disponível de 4 a 12 linhas. São modelos disponíveis de 4 a 18 linhas com espaçamentos variáveis de 45 a 90 centímetros. O sistema dispensa qualquer processo de preparação adicional da resteva, triturando o resto do caule e plantas, a distribuição uniforme da palha acelera a decomposiçãoproporcionando as condições ideais para o plantio direto; e um melhor aproveitamento da janela agronômica.

Mercado em crescimento no Brasil, o segmento de soluções para a colheita recebeu atenção especial da Massey Ferguson para 2013. Com colheitadeiras axiais, convencionais e híbridas, o reforço no portfólio contempla novos rotores para as máquinas axiais, novas plataformas de corte para grãos, novas opções nos modelos de colheitadeiras híbridas e novos motores nas colheitadeiras axiais.

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias