Publicado em: 18/01/2012 às 12:40hs
A fabricante de máquinas florestais Komatsu Forest fechou um importante negócio com a Eldorado Brasil, nova fábrica brasileira de celulose, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul no final do ano passado. Na totalidade o negócio tem um valor aproximado de US$ 200 milhões.
O acordo abrange a entrega de um total de 120 máquinas, incluindo um grande número de escavadeiras Komatsu PC200F-8 — equipadas com cabeçotes florestais Komatsu 370E — e forwarders Komatsu 890.3. Além das máquinas, foi fechado um contrato de manutenção de cinco anos, que inclui manutenção e fornecimento de peças. A entrega das máquinas iniciará em maio 2012, quando a colheita iniciará nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O treinamento começará a partir de fevereiro.
A concorrência foi acirrada. Importante para a escolha da Komatsu Forest pela Eldorado Brasil foi a oferta de um pacote de soluções abrangendo escavadeiras florestais, cabeçotes florestais e forwarders que são bem adaptados às condições florestais brasileiras.
A nova fábrica de celulose e papel da Eldorado Brasil será a maior do mundo e quando a produção iniciar no último trimestre de 2012, a Eldorado Brasil terá uma produção anual de 1,5 milhão de toneladas de celulose branqueada. A matéria-prima será proveniente exclusivamente de plantios de eucalipto.
Uruguai
A Komatsu Forest também assinou recentemente importantes contratos no Uruguai. A fábrica de celulose Montes del Plata (MDP) adquiriu harvesters Komatsu 941.1 e forwarders Komatsu 890.3, junto com um contrato de manutenção completo. A Montes del Plata é propriedade conjunta da sueco-finlandesa Stora Enso e da companhia chilena Arauco. A entrega deve ser concluída até agosto de 2012.
O Uruguai é um país relativamente pequeno, com uma área de 17,6 milhões de hectares e com 3,5 milhões de habitantes. As plantações florestais correspondem a cerca de 900.000 hectares, com 250.000 hectares de pinus e 650.000 hectares de eucalipto. Em 2010 a produção de madeira do Uruguai atingiu 8 milhões de metros cúbicos. Deste valor, 95% foi eucalipto e 5% de pinus. O maior consumidor é a UPM, que usa cerca de 4 milhões de metros cúbicos por ano.
Quando a MDP começar a produção de celulose, a produção anual de madeira do Uruguai aumentará em 4 milhões de metros cúbicos. A UPM e MDP usarão então 65% da produção total de madeira do Uruguai.
A Companhia
Komatsu Forest Ltda. tem sede em Pinhais, Paraná e filiais no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. É responsável pela comercialização de máquinas, equipamento e peças de reposição Komatsu em toda a América Latina.
Komatsu Forest é um grupo internacional com sede e centro tecnológico em Umeå, Suécia. A Komatsu Forest produz as máquinas florestais da marca Komatsu e é uma das maiores fabricantes do mundo neste setor. A Komatsu Forest tem mais de 1.300 funcionários e está em todos os mercados onde a colheita floresta mecanizada é utilizada. A companhia tem duas unidades industriais: uma na Suécia e outra nos Estados Unidos. A Komatsu Forest tem clientes em todo o mundo, atendidos por suas empresas ou representantes na Europa, América do Norte, América do Sul, África, Oceania e Ásia. A Komatsu Forest AB é controlada pela empresa japonesa Komatsu Ltd.
Komatsu Ltd. é a segunda maior fabricante do mundo de máquinas para construção, mineração e florestal. A empresa tem vendas anuais de US$ 20,4 bilhões e 40.000 funcionários. A produção ocorre em 49 fábricas localizadas em todo o mundo.
Fonte: Painel Florestal
◄ Leia outras notícias