Publicado em: 03/05/2012 às 18:10hs
Mantida desde o início da história da empresa, a ligação da John Deere com os agricultores fez a empresa investir constantemente em tecnologia para procurar e oferecer soluções para elevar a produtividade em todo o mundo, mantendo sempre o respeito ao meio-ambiente.
A expansão da linha de tratores, com lançamento de oito modelos na feira e a presença de equipamentos de alta potência, como o 9460R, são destaques do estande da John Deere no Agrishow 2012. A colheitadeira de grãos S680 é outro novo produto que representa inovação e garante ganhos de produtividade para os agricultores. O pulverizador 4730, que hoje é vendido no Brasil, começa a ser produzido no país, na fábrica de Catalão, em Goiás, ainda no mês de maio. A fábrica recebeu investimentos de 60 milhões de reais para receber a nova linha de produção. O estande mostra ainda o distribuidor autopropelido 4940 DRY BOX para aplicação de fertilizantes e calcáreo sólidos, que aumenta o portfólio de produtos John Deere no Brasil.
A preocupação com a procura das melhores soluções tecnológicas para os agricultores leva a John Deere a manter uma política de grandes investimentos em pesquisa em todo o mundo, inclusive com centros de pesquisa próprios. O Brasil vai receber agora o Centro Latino-Americano de Inovação Tecnológica (LATIC), que será instalado em Indaiatuba (SP), onde também está começando a funcionar o Escritório Regional para a América Latina da empresa. A John Deere tem como objetivo levar em frente um trabalho conjunto de pesquisa com várias universidades da América Latina, através de seu Projeto “Parceiros da Tecnologia”. Neste projeto, entre outras ações, a companhia tem feito doações de equipamentos fora de uso para que os estudantes tenham mais oportunidades de contato direto com as máquinas agrícolas.
Linha de tratores em expansão
A John Deere vem mantendo sua linha de tratores em contínua expansão nos últimos anos, procurando atender às necessidades variadas de produtores com diferentes tamanhos de propriedades e tipos de cultivo. Neste ano o estande no Agrishow apresenta 23 tratores, sendo oito lançamentos no país.
A relação dos novos modelos apresentados começa com um trator destinado à utilização pelas pequenas propriedades, o 5090E, com condições ideais para o trabalho em áreas de menores dimensões. A série 7J tem duas novidades. Os modelos 7195J e 7210J substituem os tratores 7185J e 7205J com a introdução de mudanças nos motores, que contam agora com o Sistema de Injeção Eletrônica sob Alta Pressão. Os dois modelos ganharam também o eixo dianteiro heavy duty como item de série, para garantir maior resistência nos trabalhos do campo. Já os tratores da série 6D estão disponíveis agora também em versões cabinadas. Outros lançamentos são os modelos 6125J e 6130J.
O estande apresenta também modelos da série 8R. Esta série oferece duas opções de potência para os agricultores, 260cv e 335cv, dispondo de configurações para cana-de-açúcar ou grãos. O principal diferencial da Série 8R é a sua tecnologia. Os modelos 8260R e 8335R podem ser equipados com suspensão dianteira independente, rodados duplos nos dois eixos e luzes de xenon. Além disso, oferecem um ambiente do operador digno de um carro de luxo, com piloto automático, computador de bordo, assento com suspensão a ar e sistema de som com conexão Bluetooth.
A grande estrela entre os tratores é o novo 9460R, com motor de 460cv, que faz parte da série 9R. O modelo 9460R é do tipo articulado com chassis e eixos super-reforçados para trabalhar nas condições mais difíceis. Os tratores 9R possibilitam um nível de produtividade nunca antes visto no campo brasileiro, permitindo o uso de plantadeiras ou de implementos de preparo de maior porte, sem comprometer o desempenho do mesmo.
Lançamentos para a colheita e tratos culturais
A nova colheitadeira S680 estreia no Agrishow oferecendo alta performance na colheita com qualidade superior de grãos. Ela conta com um tanque graneleiro com 14 mil litros de capacidade e alta taxa de descarga, que alcança 135 litros /segundo, tanque de combustível de 1250 litros e as vantagens da utilização da Plataforma Hydraflex Draper de 40 pés, como a flexibilidade da barra de corte e o rendimento operacional 10% superior ao sistema convencional de sem-fim. Outras características que contribuem para o alto rendimento do novo modelo são o rotor Tri Stream™, o sistema de limpeza Série S, o sistema de retrilha independente, o Controlador Isochronous™ e a cabine, com espaço interno 30% maior comparado à da Série STS, além de redução no consumo de combustível.
Outro lançamento, o Distribuidor Autopropelido 4940 DRY BOX para a distribuição de sólidos, é equipado com um motor de 9 litros de 6 cilindros e 340 CV de potência, cabine com excelente visibilidade da operação aliada ao sistema de iluminação HID (xenon) e toda a tecnologia AMS (Soluções em Gerenciamento Agrícola). A suspensão pneumática e independente e com estrutura dupla, oferece uma operação excepcional em todas as condições de terreno e suporta grande capacidade de carga em toda a jornada de trabalho. O sistema de distribuição de sólidos possui duas opções distintas de caixa, com capacidades de 5,6 m³ (fertilizante ou calcário) ou 8,5m³ (fertilizante). Ambas as configurações permitem aplicação de um ou dois sólidos. Na aplicação de dois produtos, com kit original de fábrica, existem dois transportadores independentes que também podem aplicar a taxas variadas distintas. Com isso, otimiza-se o tempo do equipamento no campo e são reduzidos a compactação do solo e o consumo de combustível.
Área especial para a cana
Os equipamentos destinados às operações nos canaviais ocupam um nicho especial no estande da John Deere, incluindo a linha de tratores preparados para as operações dessa cultura. São cinco modelos na série 6J, com motores que vão de 125 cv até 180 cv. A linha canavieira ganhou ainda três lançamentos, com os modelos 7195J, o 7210J cabinado, e o 8335J, com 335 cv, que oferece o recurso do ILS (Independent Link Suspension).
As colhedoras de cana John Deere 3520 e 3522 também estão expostas nesta área. A 3520 apresenta características como divisores de linha com ajuste de inclinação interna que favorecem a colheita em canaviais de alta produtividade. Já o modelo 3522 tem o diferencial de colher duas linhas de cana em espaçamentos reduzidos ou combinados.
Estão ainda expostos dois produtos que fazem parte da linha GreenSystem, complementar à dos produtos John Deere. A plantadora PP1102 foi desenvolvida pela John Deere para a tecnologia Plene, com o plantio da cana através de microtoletes. Ela planta duas linhas em todos os espaçamentos, com capacidade para um hectare por hora. Já a distribuidora de cana modelo DC1102 é um produto inovador que completa o sistema mecanizado da cana. Ela distribui as mudas de cana cobrindo uma área de 1 hectare por hora em média, com mais eficiência e produtividade que o plantio mecanizado convencional. A linha de produtos GreenSystem está apresentando também no Agrishow três diferentes acessórios para carregadores frontais: a empilhadeira de pallets, a lâmina frontal e um guincho de big bag.
Ainda nesta área do estande, o cliente poderá conhecer de perto o sistema de irrigação por gotejamento da John Deere Water aplicado no cultivo da cana. Teremos áreas demonstrativas de plantio convencional e duplo alternado.
Para a colheita do algodão
Duas colhedoras de algodão estão expostas no estande. A colhedora 7760 mudou o conceito da colheita do algodão ao enfardar o produto enquanto colhe. Ela entrega o produto em fardos redondos, prontos para ser transportados para a algodoeira. Já o modelo 7660 tem motor de 378 cv e tanque de combustível de 1135 litros, que garante que o equipamento passe mais tempo colhendo e menos reabastecendo.
A John Deere oferece aos produtores diferentes tecnologias de plantio capazes de oferecer resultados para diversas necessidades. A plantadeira DB 74, com 48 linhas de plantio é o destaque da área. As plantadeiras da Série DB destacam-se pela velocidade e o rendimento do trabalho. Essa linha oferece máxima capacidade de plantio, cobrindo lavouras extensas usando apenas um trator e um operador, em áreas em que a fertilização é feita a lanço ou em operação separada.
Estão expostas no estande plantadeiras da série 1100, que oferecem resistência, durabilidade e capacidade de plantio em condições adversas, e da série 2100, que garantem plantio de qualidade com colocação da semente em profundidade uniforme.
Precisão na pulverização
A novidade no sistema do AMS de Agricultura de Precisão da John Deere é a controladora para dosar a aplicação de defensivos em implementos pulverizadores de arrastro. Ela permite o controle da taxa de aplicação, tanto de defensivos líquidos e sólidos, de dentro da cabine, e com taxa variável de prescrição no monitor.
Forrageiras
A forrageira autopropelida 7350, de grande porte, oferece recursos para alta produtividade de forragem, com alta qualidade. O operador pode fazer o ajuste preciso do tamanho das partículas e também afiar o cilindro de corte a partir da cabine. Ela oferece também a proteção do detector de metais mais avançado do mercado. Já a segadora condicionadora 630 tem corte preciso através de seis discos rotativos, cada um com duas facas, e a enfardadora 568 prepara fardos cilíndricos com até 1100 quilos.
Irrigação
A John Deere Water lança uma linha de filtros para complementar o sistema de irrigação John Deere e apresenta também o seu tubo gotejador D5000. A linha de filtros inclui sete opções: Hydrociclones, filtro de areia, filtro autolimpante, filtros de sucção paralelo, de limpeza por escovas, filtro automático com comando elétrico e o filtro com comando hidráulico. O tubo é autorregulável, de parede fina e mantém a uniformidade de aplicação em linhas extensas de cultivos e também em terrenos acidentados. Ele pode ser utilizado tanto na superfície como enterrado, dependendo da cultura na qual é estabelecido.
Fonte: CDI Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias