Publicado em: 04/10/2012 às 14:10hs
A maior feira agrícola dos Estados Unidos, exibindo tecnologia de ponta para encantar o produtor rural. Assim é a Farm Progress Show, que neste ano aconteceu de 28 a 30 de agosto, em Boone, no estado de Iowa, localizado no cinturão do milho americano.
Um dos projetos mais próximos de chegar ao mercado é o milho Genuity® DroughtGard™ Hybrids, desenvolvido pela Monsanto. Nesse programa pioneiro, a empresa testou, na última safra americana, a tecnologia que possibilita ao milho atingir um potencial produtivo em condições limitadas de água. Graças à combinação da biotecnologia com o melhoramento genético, esse milho é capaz de aproveitar melhor a umidade do solo, e pode ajudar a minimizar a perda de rendimento de condições de seca.
Os testes com a tecnologia Genuity® DroughtGard™ Hybrids aconteceram em propriedades de 250 agricultores nos estados de Dakota do Sul, Nebraska, Colorado, Kansas, Oklahoma e Texas, regiões onde o milho é tipicamente cultivado com menos chuva. Com os resultados obtidos a partir dos testes em campo, a Monsanto baseará sua plataforma de lançamento de híbridos com a tecnologia tolerante ao estresse hídrico. A inovação deverá estar disponível no mercado norte-americano a partir da safra 2013.
Outra novidade apresentada pela Monsanto foi a BioDirect™, uma das mais recentes adições à plataforma de pesquisa e desenvolvimento da companhia. A tecnologia, ainda em fase inicial de pesquisa, utiliza moléculas encontradas na natureza, como o RNA, para a proteção da lavoura contra insetos praga, plantas daninhas, fungos e vírus, sem a utilização da transgenia. “BioDirect™ se agregará às demais biotecnologias da Monsanto para apoiar o agricultor na busca de práticas agrícolas sustentáveis e que possibilitem uma melhor produtividade”, explica Jesus Madrazo, líder de negócios internacionais da Monsanto Company.
Para o vice-presidente executivo e cientista-chefe da Monsanto, Robb Fraley, a BioDirect™ representará um grande avanço para a agricultura. “Ao trabalhar com o processo natural da própria planta, temos o potencial de desenvolver produtos muito mais precisos no funcionamento e na eficácia, que irão demandar um número muito menor de aplicações do que ocorre na agricultura atual. Isso é melhor para os agricultores e irá ajudá-los a produzir mais, conservando mais”, disse Fraley.
Controle de plantas daninhas
Um dos principais problemas dos sojicultores americanos também é uma preocupação dos brasileiros: as plantas daninhas. Pensando nisso, a Monsanto desenvolveu uma ferramenta para possibilitar mais tranquilidade aos produtores e produtividade na lavoura. Trata-se da tecnologia combinada de tolerância aos herbicidas Roundup Ready (RR) e ao Dicamba, com dois modos diferentes de ação para promover um manejo de plantas daninhas mais completo. “Devemos lançar esta ferramenta nas próximas safras nos EUA e temos o compromisso em levá-la ao Brasil o quanto antes para apoiar o fortalecimento da sojicultura brasileira”, afirma Ernie Sanders, diretor de Soja da Monsanto para América do Sul.
Sistemas integrados
Entre as novidades que chamaram mais atenção na Farm Progress Show está o IFS (Integrated Farming Systems) ou Sistemas Integrados de Produção. O IFS interliga o uso de genética, melhores práticas agronômicas e equipamentos de precisão, visando aos melhores resultados de plantio e colheita e, consequentemente, maior produtividade e rentabilidade. “Mostramos como o plantio com taxa variável de semente é importante e a ligação com genética, práticas agronômicas e equipamentos pode entregar os melhores resultados”, declarou Eric Johnson, líder de Desenvolvimento de Negócio Internacional da Monsanto para IFS.
No espaço dedicado à Precision Planting, empresa adquirida recentemente pela Monsanto com o objetivo de ajudar o agricultor a utilizar todo o pacote tecnológico para explorar o máximo potencial produtivo, os visitantes tiveram acesso ao conceito de Fieldscripts, um tipo de prescrição agrícola que indica o melhor híbrido, a população de plantas, o espaçamento de plantio, a profundidade da semeadura e a correção de solo, entre outros. A visita à agricultura do futuro foi encerrada com uma demonstração do 2020 DeltaForce, equipamento que pode ser adicionado à plantadeira e garante a pressão correta para o plantio, assegurando, dessa forma, a profundidade e a cobertura de solo ideais para a germinação da semente. Tecnologias de todos os tipos para ajudar o agricultor a produzir sempre mais.
Fonte: Monsanto em Campo
◄ Leia outras notícias